Homem que furtou réplica da Constituição do STF no 8 de janeiro é preso em MG


A Polícia Federal (PF) prendeu Marcelo Fernandes Lima, que estava foragido e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes cometidos nos atos contra os Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 na quinta-feira (20). Uma das acusações contra Marcelo é a do furto de uma réplica da Constituição Federal de 1988, durante a invasão dos prédios-sede dos Três Poderes.

A cópia da Constituição estava na entrada do plenário do STF, o local mais depredado pelos participantes dos atos extremistas no 8 de janeiro de 2023. Já foi devolvida pelo sentenciado.

Constituição

Réplica da Constituição de 1988 que foi roubada na invasão ao STF em 8 de janeiro de 2023 (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Cópia da Constituição já havia sido devolvida

A prisão aconteceu depois que a PF recebeu mandado expedido pelo STF, que condenou o réu a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa.

“Além da pena de reclusão e detenção, o condenado deverá pagar, de forma solidária com os demais envolvidos, R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos”, afirmou a PF em nota.

A prisão ocorreu no município de São Lourenço, em Minas Gerais, e a operação contou com o apoio da Polícia Militar do estado.



Fonte: ICL Notícias

Datafolha: 38% não lembram do voto para governador em 2022

(FOLHAPRESS) – Mais de um terço da população brasileira diz não se...

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

Guilherme Jeronymo – da Agência Brasil O técnico Carlos Alberto Parreira, de 83...

Amazonas Repórter

Tudo

Menino de 4 anos morre após cair da janela de hotel em SC

(Uol/Folhapress) – Um menino de 4 anos morreu após cair da janela...