GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

IA do Instagram vai identificar contas usadas por adolescentes para aumentar a segurança


O Instagram vai ampliar o uso de inteligência artificial para detectar uso indevido da plataforma por adolescentes. A ideia é identificar usuários que estão abaixo da idade mínima da rede social e bloquear o acesso.

Desde 2024, o Instagram implementou uma ferramenta que usa IA para identificar adolescentes na plataforma. Para menores de idade, o uso da plataforma é feito com limitações. Mas muitos desses usuários colocam uma data de nascimento diferente da real para driblar essas restrições.

Entre as limitações impostas aos adolescentes, o Instagram torna todas as contas de menores de idade privadas, impossibilita a troca de mensagens com estranhos, e limita o tipo de conteúdo exibido para essas contas.

Uso de IA será mais intenso para proteger adolescentes

A partir de agora, a inteligência artificial vai ter um papel mais forte na busca por menores de idade que usam a rede social indevidamente.

instagram
Imagem: Luiza Kamalova/Shutterstock

O Instagram vai passar a buscar proativamente por adolescentes que colocam data de nascimento falsa e vai mudar a configuração da conta desses usuários — ativando as limitações impostas a menores de idade.

Leia mais:

A inteligência artificial vasculhará o histórico de navegação e até mensagens trocadas entre usuários em busca de sinais de que a pessoa mente a idade: se detectar em uma conversa um “feliz aniversário de 16 anos”, por exemplo, a IA já ativa as limitações de idade para o usuário em questão.

Em outros casos, a IA vai observar os dados de engajamento do usuário para identificar características de determinados grupos etários — adolescentes costumam gostar de coisas parecidas, e determinadas contas e assuntos são mais populares entre os mais jovens, ajudando a identificar quando uma pessoa mente a idade na plataforma.

A rede social admite que erros podem ocorrer, e adultos podem ser marcados como adolescentes. Por isso, todas as contas que forem afetadas poderão desativar as mudanças e usar o Instagram normalmente.

Meta quer tornar Instagram mais seguro para adolescentes

Após anos e anos de críticas com relação ao uso de suas redes sociais por menores de idade, a Meta passou a adotar medidas para tornar as plataformas mais seguras para adolescentes.

Entre as medidas que motivaram as ações estão uma investigação conduzida pela União Europeia para checar se a Meta atua para reduzir potenciais danos causados pelo uso da rede social por adolescentes.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Ofertas do dia: aproveite para trocar de notebook agora mesmo!

Confira uma seleção de notebooks em oferta na Amazon e aproveite os descontos para economizar na sua compra! Compartilhe esta matéria O Olhar Digital selecionou...

Quatro dicas para PMEs trabalharem com influenciadores

A relação entre reputação e influência tem cada vez mais destaque no mundo das marcas. Parte da estratégia de comunicação e...

Participação de Isabelle Nogueira na final do BBB gera expectativa de lucro para comerciantes

Após um hiato de seis anos, uma representante amazonense está na final do Big Brother Brasil (BBB), que ocorre nesta terça-feira (16). A Cunhã-Poranga...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo