spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

IA do Instagram vai identificar contas usadas por adolescentes para aumentar a segurança


O Instagram vai ampliar o uso de inteligência artificial para detectar uso indevido da plataforma por adolescentes. A ideia é identificar usuários que estão abaixo da idade mínima da rede social e bloquear o acesso.

Desde 2024, o Instagram implementou uma ferramenta que usa IA para identificar adolescentes na plataforma. Para menores de idade, o uso da plataforma é feito com limitações. Mas muitos desses usuários colocam uma data de nascimento diferente da real para driblar essas restrições.

Entre as limitações impostas aos adolescentes, o Instagram torna todas as contas de menores de idade privadas, impossibilita a troca de mensagens com estranhos, e limita o tipo de conteúdo exibido para essas contas.

Uso de IA será mais intenso para proteger adolescentes

A partir de agora, a inteligência artificial vai ter um papel mais forte na busca por menores de idade que usam a rede social indevidamente.

instagram
Imagem: Luiza Kamalova/Shutterstock

O Instagram vai passar a buscar proativamente por adolescentes que colocam data de nascimento falsa e vai mudar a configuração da conta desses usuários — ativando as limitações impostas a menores de idade.

Leia mais:

A inteligência artificial vasculhará o histórico de navegação e até mensagens trocadas entre usuários em busca de sinais de que a pessoa mente a idade: se detectar em uma conversa um “feliz aniversário de 16 anos”, por exemplo, a IA já ativa as limitações de idade para o usuário em questão.

Em outros casos, a IA vai observar os dados de engajamento do usuário para identificar características de determinados grupos etários — adolescentes costumam gostar de coisas parecidas, e determinadas contas e assuntos são mais populares entre os mais jovens, ajudando a identificar quando uma pessoa mente a idade na plataforma.

A rede social admite que erros podem ocorrer, e adultos podem ser marcados como adolescentes. Por isso, todas as contas que forem afetadas poderão desativar as mudanças e usar o Instagram normalmente.

Meta quer tornar Instagram mais seguro para adolescentes

Após anos e anos de críticas com relação ao uso de suas redes sociais por menores de idade, a Meta passou a adotar medidas para tornar as plataformas mais seguras para adolescentes.

Entre as medidas que motivaram as ações estão uma investigação conduzida pela União Europeia para checar se a Meta atua para reduzir potenciais danos causados pelo uso da rede social por adolescentes.




Fonte: Olhar Digital

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Quais são os recursos de IA da One UI 7?

Tudo sobre Android Além das mudanças no visual, a One UI 7 traz uma série de recursos de inteligência artificial. É o caso da...

Papa Francisco respira sem máscara e está ‘estável’ após última recaída, diz Vaticano

O papa Francisco acordou “estável” nesta terça-feira (4), horas depois de sofrer sua última recaída, e conseguiu trocar a máscara que o ajuda a respirar...