MANAUS – Os Superintendentes do IBAMA do Amazonas, Joel Araújo e do Acre, Melissa de Oliveira, estiveram participando neste dia 09 de junho de reunião com Indígenas Apurinã na BR 317 próximo a cidade de Boca do Acre.
Os indígenas haviam bloqueado a BR como forma de protesto pela falta de pavimentação da estrada. O bloqueio já prejudicava o abastecimento de Boca do Acre e Pauini que já sentiam a ausência de gás, compatíveis e alimentos.
Juntamente com o Superintendente do DNIT do Amazonas, Luciano Moreira, o Deputado Estadual Adjuto Afonso, o Prefeito de Boca de Acre, Zeca Cruz e a Vice-prefeita Luciana, Coordenador da FUNAI do alto purus Júnior Machineri, comunidades indígenas da etnia Apurinã dialogaram e chegaram ao entendimento de que seria necessário iniciar o processo de licenciamento e que isso demandaria entre um a dois anos para o início das obras, no entanto que o DNIT iniciaria os procedimentos e o IBAMA seria receptivo e célere nas análises dos Estudos de Impacto Ambiental e Estudos sobre as comunidades indígenas.
Assim, os caciques decidiram após amplo debate que abririam o tráfego na BR 317 para a passagem de todos os veículos tanto particulares como públicos, de passeio ou de produtos como a carne, produto principal da economia da região que gera empregos e que já encontrava dificuldades logísticas.
IBAMA cumpre importante papel social ao colaborar na resolução de conflitos ambientais em respeito ao povos indígenas e aos demais moradores da Amazônia, particularmente das cidades afetadas pelo isolamento.
Fonte: Divulgação IBAMA.
📆 DATA: Sexta-feira, dia 09 de junho de 2023.
🕞 HORÁRIO: 10h30.
📍 LOCAL: Aldeia Apurinã, Município de Boca do Acre, BR 317.