ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada após o fechamento dos mercados na véspera, não abalou tanto o mercado financeiro quanto se temia. Nesta terça-feira (5), o Ibovespa subiu 0,14%, aos 133.151 pontos, enquanto o dólar comercial caiu marginalmente 0,01%, a R$ 5,506.
Já os Dis (juros futuros) ficaram conectados a notícias mais econômicas, como a cautelosa ata da reunião da semana passada do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central.
Embora a tensão política tenha dominado o noticiário — e gerado alertas sobre riscos institucionais e impactos nas relações com os EUA — os investidores preferiram manter uma postura cautelosa, mas não reativa. Analistas monitoram possíveis desdobramentos, principalmente uma eventual retaliação do presidente norte-americano Donald Trump, que já havia citado Bolsonaro como justificativa para o tarifaço imposto ao Brasil. As tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil devem começar a valer a partir desta quarta-feira (6).
Nos bastidores, a diplomacia tenta minimizar ruídos. O ministro Fernando Haddad afirmou que apenas 4% das exportações brasileiras aos EUA serão atingidas pelas novas tarifas, e metade desses produtos já tem destino alternativo.
No mercado de ações, papéis como Vale (VALE3) perderam força ao fim da sessão, enquanto Hapvida (HAPV3) disparou 4,65% após dados positivos da ANS. Já a fusão entre BRF e Marfrig começou a surtir efeito divergente nos papéis: queda de 1,43% para BRF e alta de 3,56% para Marfrig.
Mercado externo
Os ativos de Wall Street fecharam em queda generalizada hoje, depois que o presidente Donald Trump anunciou novas tarifas, agora para chips e medicamentos, e com dados do PMI de serviços do ISM (Institute for Supply Managenment) mostrando contração acentuada da atividade.
Além disso, os analistas ficaram de olho na entrevista de Trump à CNBC, na qual ele voltou a criticar o presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central estadunidense), Jerome Powell, sobre as taxas de juros.
O Dow Jones caiu 0,14%, aos 44.111,74 pontos; o S&P 500, -0,49%, aos 6.299,17 pontos; e o Nasdaq, -0,65%, aos 20.916,55 pontos.
Fonte: ICL Notícias




