spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Ibovespa corrige rota após recordes; dólar sobe


O Ibovespa caiu 0,17% nesta terça-feira (10), aos 185.929 pontos, em movimento de correção após novo recorde — o décimo registrado em 2026. O pregão foi marcado por cautela, sem gatilhos claros para retomada do apetite por risco.

O dólar comercial interrompeu a sequência de quedas e subiu 0,16%, a R$ 5,196, enquanto os juros futuros avançaram em toda a curva. A divulgação da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, em linha com as expectativas e no mesmo patamar de dezembro, não alterou o humor do mercado.

Analistas avaliam que o processo de desinflação continua, embora de forma mais lenta, com projeções apontando inflação mínima próxima de 3,4% ao longo do ano — fator relevante para o ritmo de cortes da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 15% ao ano.

O ambiente já defensivo ganhou reforço com declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em tom de balanço de gestão, destacando limitações fiscais e afirmando não ver justificativa para o atual nível do juro real, ao mesmo tempo em que defendeu a preservação da autonomia do Banco Central.

No mercado acionário, o giro foi fraco. Petrobras e Vale oscilaram durante o dia e fecharam praticamente estáveis, enquanto os bancos acompanharam o movimento lateral do índice, com exceção do Santander, que teve desempenho mais firme.

Mercado externo

Os indicadores de Wall Street encerraram o dia sem direção única. Apenas o Dow Jones subiu um pouco, renovando o recorde de fechamento, após o dado de vendas no varejo vir estável, frustrando as estimativas.

O Dow Jones subiu 0,13%, aos 50.199,29 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,33%, aos 6.941,80 pontos. Do mesmo modo, o Nasdaq fechou no vermelho, com -0,59%, aos 23.102,47 pontos.





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Roubos e furtos de celulares mantêm alta no centro de SP após dispersão da cracolândia

Por Mariana Pinhoni e Mariana Zylberkan (Folhapress)  – Roubos e furtos de celulares mantiveram...