ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O Ibovespa fechou esta quarta (16) com queda de 0,72%, aos 128.316,89 pontos, uma baixa de 928,50 pontos. O dólar comercial voltou a cair, hoje com 0,44%, a R$ 5,865, depois da alta de ontem.
Mais uma vez os resultados refletem as tarifas do governo Trump e da guerra tarifária com a China. Hoje, o governo dos EUA afirmou que exigirá licenças de exportação para alguns chips de inteligência artificial fabricados pela Nvidia e pela AMD.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) alertou que a guerra tarifária pode dar ao mundo a maior retração do comércio desde a pandemia. Já o Federal Reserve elevou risco para alta da inflação e PIB menor nos EUA.
Assim, os principais índices em Nova York terminaram com fortes baixas, a ponto do Nasdaq, que congrega os nomes de tecnologia, perder mais de 4%.
Destaque do Ibovespa
A Vale (VALE3) ajudou a derrubar o IBOV nesta quarta. A mineradora perdeu 2,32%, depois da queda da produção no 1T25 informada ontem, após o fechamento do mercado. Petrobras (PETR4), que acompanhou a alta do petróleo internacional durante toda a sessão, na reta final devolveu os ganhos e fechou no zero.
Ambev (ABEV3) foi uma exceção nos movimentos de queda hoje. O ativo subiu 1,68%
Fonte: ICL Notícias