spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Ibovespa sobe 0,68% na véspera novo tarifaço de Trump


Na véspera do “Dia da Libertação” dos Estados Unidos, quando serão anunciadas as tarifas recíprocas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, o Ibovespa fechou a terça-feira (1º) com avanço de 0,68%, aos 131.147,29 pontos, apoiado nos pesos-pesados do indicador.

Nesta quarta-feira (2), o governo norte-americano vai anunciar sobretaxas a produtos importados pelos Estados Unidos e o Brasil é um dos principais alvos. Hoje, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou um projeto que cria a Lei da Reciprocidade Econômica, um conjunto de medidas que visa a retaliar a política tarifária do presidente dos Estados Unidos.

Sobre o assunto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o anúncio de ampliação de tarifas de importação pelos Estados Unidos causaria estranheza se envolvesse algum tipo de “retaliação injustificável” ao Brasil.

Em entrevista à imprensa em Paris, o mandatário da Fazenda afirmou que os EUA têm posição “muito confortável” em relação ao Brasil, uma vez que a balança comercial entre os dois países é superavitária em favor dos EUA.

Em declaração semelhante, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo aguardará o anúncio das tarifas recíprocas para definir quais medidas o país adotará.

Embora o tarifaço tenha sido o assunto do dia, o Ibovespa subiu apoiado principalmente nos pesos-pesados influenciados pelas commodities, como a Petrobras (PETR4), que foi a ação mais negociada do mercado brasileiro e chegou a subir mais de 1%, na contramão do petróleo.

Os papéis da empresa reagiram à redução de 4,6% no preço do diesel nas refinarias, que entrou em vigor hoje (1º).

A Vale (VALE3) também subiu mais de 1% na esteira do minério de ferro.

Dólar

Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,6824, com recuo de 0,40%.

Mercado externo

Nos Estados Unidos, os indicadores fecharam majoritariamente com alta, a despeito das dúvidas em relação a mais um plano tarifário de Donald Trump, que será detalhado nesta quarta-feira. Do que foi veiculado até o momento, o pacote deve incluir tarifas de cerca de 20% sobre a maioria das importações feitas pelos EUA.

Na frente de dados, hoje foi divulgado o relatório Jolts, mostrando que os postos de trabalho em aberto caíram em 194.000, para 7,568 milhões em fevereiro. Os dados de janeiro foram revisados ligeiramente para cima, para 7,762 milhões de vagas, em vez das 7,74 milhões informadas anteriormente.

O Dow Jones caiu -0,03%, aos 41.989,96 pontos; o S&P 500 subiu 0,38%, aos 5.633,07 pontos; e o Nasdaq, +0,87%, aos 17.449,89 pontos.





Fonte: ICL Notícias

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Mulheres amazônidas fazem história em suas áreas profissionais

Em áreas como a da cultura, da segurança pública e até das Forças Armadas, as mulheres puderam, pela primeira vez, registrar feitos históricos...