O Ibovespa iniciou fevereiro em alta de 0,79%, aos 182.793 pontos, impulsionado pelo desempenho positivo dos mercados internacionais e pela valorização de ações do setor bancário e da Vale. O movimento ocorreu no mesmo dia da abertura dos trabalhos no STF (Supremo Tribunal Federal) e do ano legislativo.
Na contramão da Bolsa, o real se desvalorizou um pouco. O dólar comercial avançou 0,19%, a R$ 5,258, enquanto os juros futuros fecharam de forma mista, com investidores atentos às indicações do presidente Lula para as diretorias do Banco Central.
Em dia de agenda fraca por aqui, os agentes acompanharam novos capítulos da novela do caso Master. Hoje, foi a vez do Fictor pedir recuperação judicial, após uma tentativa de comprar a instituição liquidada pelo Banco Central em novembro do ano passado.
Ainda no cenário doméstico, o Boletim Focus mostrou expectativa de inflação abaixo de 4% em 2026 e manutenção da Selic em 12,25%. Por outro lado, o PMI indicou aprofundamento da retração da atividade industrial no início do ano.
Entre os destaques do pregão, Itaú, Bradesco e Santander avançaram antes da divulgação de seus resultados do quarto trimestre, sustentando o desempenho do índice. Vale subiu 0,59%, enquanto Petrobras caiu 1,38%, pressionada pela forte queda do petróleo no mercado internacional.
Mercado externo
No exterior, Wall Street e as bolsas europeias encerraram em alta, apesar da queda recente de ativos como ouro, prata e Bitcoin, que seguem ajustando após a forte liquidação da última sexta-feira. Analistas apontam maior migração de capital para ativos tradicionais de proteção diante de riscos geopolíticos e fiscais.
Na esfera corporativa, os agentes estarão atentos aos balanços das big techs, como Amazon e Alphabet. A Disney começou a semana com números que bateram as expectativas e aliviariam o mercado.
No ambiente macro, a “paralisação temporária” do governo estadunidense vai atrasar a divulgação do payroll, principal relatório sobre o mercado de trabalho nos EUA, que seria divulgado esta semana.
Com tudo isso, o Dow Jones subiu 1,05%, aos 49.407,66 pontos; o S&P 500, +0,54%, aos 6.976,49 pontos; e o Nasdaq, +0,56%, aos 23.592,11 pontos.




