spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Ibovespa tomba 1,22% com Petrobras e exterior


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Em dia de agenda de indicadores esvaziada no Brasil, o mercado externo deu o tom dos negócios da B3, a Bolsa brasileira. O Ibovespa encerrou o pregão, desta segunda-feira (5), com forte baixa de 1,22%, aos 133.491,23 mil pontos, uma perda de 1.642,65 pontos.

O IBOV também foi puxado pela forte queda das ações da Petrobras (PETR4), na esteira do desempenho do petróleo no mercado internacional e do anúncio de mais uma queda no preço do diesel a partir desta terça-feira (6). Os papéis da empresa caíram 3,73%.

Lá fora, as bolsas de Nova York caíram após dados fortes do Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor de serviços, que aumentou de 50,8 em março para 51,6 em abril. O indicador mostra uma economia pujante, o que deve fazer o Fed (Federal Reserve, o banco central estadunidense) manter as taxas de juros inalteradas.

Apesar da queda de hoje, o Ibovespa vem de três semanas seguidas de apenas quatro dias úteis com desempenho bastante positivo.

Todas as expectativas dos agentes se voltam agora para a “Superquarta”, com decisões dos juros no Brasil e nos Estados Unidos na quarta-feira (7).

Dólar

Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,6899, com alta de 0,62% sobre o real.

Mercado externo

As bolsas de Nova York caíram nesta segunda-feira, depois da divulgação de dados mais robustos da economia.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor de serviços dos EUA aumentou de 50,8 em março para 51,6 em abril, acima do projetado por especialistas, o que mostra uma economia bastante resiliente e sinal de que o trabalho do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) será bastante difícil para manter a inflação sob controle.

Uma leitura do PMI acima de 50 indica crescimento no setor de serviços, que responde por mais de dois terços da economia norte-americana.

Em outra frente, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, afirmou que os EUA estão perto de fechar acordos comerciais com diversos parceiros, mas destacou que a China ainda apresenta resistência às negociações.

O S&P 500 caiu 0,64%, aos 5.650,38 pontos; o Dow Jones, -0,24%, aos 41.218,83 pontos; e o Nasdaq, -0,74%, aos 17.844,24 pontos.





Fonte: ICL Notícias

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo