GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 9, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

IGP-DI passa a recuar 0,5% em março com quedas nos preços do arroz, diz FGV


O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou a cair 0,50% em março, registrando ainda um resultado ligeiramente mais fraco do que o esperado em meio a quedas nos preços do arroz.

O índice apresentou queda depois de subir 1,0% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (04).

A expectativa em pesquisa da Reuters com economistas era de uma baixa de 0,47% no mês.

“Os três componentes do IGP registraram desaceleração em março. No Índice ao Produtor (IPA), a perda de ritmo foi influenciada pelas quedas nos preços do minério de ferro, dos bovinos e do arroz”, explicou André Braz, economista do FGV IBRE.

“No Índice de Preços ao Consumidor (IPC), destacaram-se as retrações nas passagens aéreas, no arroz e na energia elétrica”, completou.

No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, passou a recuar 0,88% em março, de alta de 1,03% no mês anterior.

No IPA, a queda nas Matérias-Primas Brutas foi o maior destaque para o movimento de março, caindo 2,1% no mês, depois do ganho de 1,53% em fevereiro.

As principais contribuições para o movimento do IPA vieram dos itens minério de ferro (-0,54% para -4,74%), carne bovina (-2,72% para -5,21%) e arroz em casca (-2,53% para -11,51%).

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) – que responde por 30% do IGP-DI – subiu 0,44%, desacelerando em relação à alta de 1,18% em fevereiro.

Em março, houve decréscimo em quatro das oito classes que formam o índice: Habitação (3,80% para 0,52%), Transportes (1,41% para 0,41%), Despesas Diversas (1,07% para 0,32%) e Vestuário (0,14% para -0,01%).

O item passagem aérea foi o grande destaque do IPC, com queda de 10,38% no mês, ante perda de 16,86% em fevereiro. O arroz registrou queda de 1,21%, depois de cair 1,35% no mês anterior.

Já o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) registrou alta de 0,39% em março, ligeiramente abaixo do ganho de 0,40% do mês anterior.

O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.

Pesquisa: brasileiros acreditam que redes sociais estimulam dívidas



Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Corridas de rua do Pátio Gourmet e Nova Era deverão reunir cerca de 9 mil atletas

Os preparativos para as corridas “Pátio Run 8” e “2ª Corrida Nova Era” estão a todo vapor. As provas organizadas pelo Grupo Nova Era,...

Dados de sonda aposentada da Nasa mostram chance de vida em Titã, lua de Saturno

A espaçonave Cassini da Nasa, que explorou Saturno e suas luas geladas, incluindo a majestosa Titã, terminou sua missão com uma queda fatal no planeta gigante anelado...

Defensoria quer derrubar norma de Bolsonaro que permitiu mineração em assentamentos – Sustentabilidade – CartaCapital

A Defensoria Pública da União pediu ao Incra a revogação imeadiata de uma instrução normativa editada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que permite a...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo