spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Igualdade salarial: empresas devem entregar relatório


O governo federal deu um prazo até 31 de março para que as empresas brasileiras com mais de 100 funcionários forneçam informações atualizadas com o objetivo de promover a igualdade salarial entre homens e mulheres.

O documento, chamado de 3º Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, é exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foi disponibilizado no último domingo (17) no Portal Emprega Brasil. Apesar da obrigatoriedade, até o momento apenas 30,36% das 53.014 empresas obrigadas acessaram o relatório, segundo o ministério.

Essa medida faz parte de um esforço mais amplo para combater a disparidade de salários baseada em gênero no país.​

As empresas devem apresentar relatórios a cada seis meses que incluam dados sobre cargos, funções e respectivas remunerações, segmentadas por gênero. Também devem informar critérios usados para remuneração e promoção, políticas de contratação de mulheres, inclusão de grupos específicos e ações voltadas à conciliação entre trabalho e vida familiar. Essas informações serão utilizadas para identificar possíveis desigualdades salariais e implementar políticas públicas para que sejam corrigidas .

A medida está alinhada com compromissos internacionais reforçados pelo Brasil na promoção da equidade de gênero no ambiente de trabalho. Especialistas apontam que a transparência salarial é fundamental para reduzir a diferença de remunerações entre homens e mulheres, além de contribuir para um ambiente corporativo mais justo e inclusivo.

As empresas que não cumprirem o prazo previsto poderão estar sujeitas a avaliações e deliberações, em conformidade com a legislação vigente. O governo reforça a importância da colaboração do setor privado para alcançar uma sociedade mais igualitária e justa .





Fonte: ICL Notícias

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Sindicalistas e Povos Indígenas unem-se em debate para finalizar curso de formação político-sindical

Etapa Final Híbrida reúne participantes no Centro Cultural dos Povos da Amazônia para discutir questões de Educação, Saúde, Segurança e Trabalho Decente. Nos dias 22...

TCE-AM determina que ex prefeito de Manaquiri devolva R$ 62,9 mil aos cofres públicos

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinaram que o ex-prefeito de Manaquiri, Aguinaldo Martins Rodrigues, devolva aos cofres públicos o total...