GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 7, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Inadimplência em escolas cai mais de 2% em 2024, diz pesquisa


A taxa de inadimplência em instituições de ensino caiu mais de 2% em 2024, chegando ao nível de 20,36% em descumprimento de pagamentos. Os dados são de uma pesquisa da Sponte, realizado com 4 mil escolas brasileiras.

Em 2023, esse índice foi de 22,63% — o maior já registrado desde 2019, período pré-pandemia de Covid-19 no país.

Segundo o levantamento, todas as regiões do Brasil mostraram um cenário mais favorável para a educação privada, com taxas menores no ano passado.

A maior queda da inadimplência escolar foi na região Sul, saindo de 22,27% no ano anterior para 18,33%. A lista segue com as regiões Centro-Oeste (21,29%) e Nordeste (23,76%).

Segundo Ricardo Gonçalves, CEO da Sponte, a queda na inadimplência pode estar ligada à flexibilização de pagamentos e programas de renegociação de dívidas oferecidas pelas escolas, somada a outros fatores macroeconômicos.

Contudo, mesmo com a redução no índice de inadimplência nas escolas e uma visível recuperação, as taxas não se aproximam daquelas vistas no período de pré-pandemia.

Em 2019, a taxa era de 17,57%.

Cristopher Morais, diretor de Negócios da Sponte, explica que diversas famílias foram afetadas na pandemia com a redução da renda e pelo aumento dos preços de bens e serviços.

Esse cenário fez com que as escolas encerrassem suas atividades ou sofressem com a inadimplência, aumentando as taxas até 2023 — fim do cenário pandêmico.

“Em 2024, houve uma redução da inadimplência escolar em relação ao ano anterior, mas esse cenário de retomada não foi fácil, em partes por conta da inflação que ainda reflete no bolso da população”, destacou Morais.

Ainda conforme a pesquisa, a educação básica foi o segmento de ensino que teve a maior queda na taxa de inadimplência de 2023 para 2024, recuando quase 5 pontos no ano passado.

Na outra ponta, o ensino superior foi o único setor que apresentou alta na inadimplência, subindo de 29,97%, em 2023, para 31,15% em 2024.

TikTok Shop deve chegar em abril ao Brasil; entenda impactos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Inadimplência em escolas cai mais de 2% em 2024, diz pesquisa no site CNN Brasil.



Fonte:CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Deputada Julia Zanatta processa jornalista que expôs compra de elogios em jornal

A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) entrou com uma ação civil e criminal contra a jornalista Amanda Miranda, que publicou denúncia em que mostrava...

Fifa divulga tabela da primeira fase do Mundial de Clubes de 2025

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou neste sábado (7) a tabela completa da primeira fase do Mundial de Clubes de 2025, competição que...

Como criar roteiro de viagem com IA no Speakspots.com

Tudo sobre Inteligência Artificial Planejar viagens pode ser um desafio, especialmente quando se busca recursos para otimizar o orçamento sem abrir mão de experiências...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo