Ainda nesta sexta-feira (25), pela parte da manhã, no IFAM-Campus Manaus Zona Leste, ocorre a inauguração do prédio do INOVABIO projeto Aranouá, uma parceria entre o IFAM e a Samsung por meio da Lei da Informática.
O projeto tem como objetivo a formação profissional especializada, concomitante e complementar aos cursos regulares de tecnologias e engenharias do Instituto Federal com a finalidade de alavancar a eficiência acadêmica do IFAM e suprir o mercado nacional de mão de obra qualificada nas Engenharias e Tecnologias, notadamente dentro do que se convenciona chamar de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco em cinco áreas de interesse: Engenharia de Software / Computação; Handhelds e Computação Vestível (Wearable Computing); Segurança e Internet das Coisas; Inteligência Artificial (domínio na subárea de saúde e bem-estar); Realidade Virtual Aumentada.
Formação de docentes – Ainda como parte fundamental do projeto, o programa de formação e capacitação atua, por meio dos espaços multifuncionais criados, na formação de docentes em metodologias e tecnologias educacionais inovadoras, inclusive em parcerias e ações internacionais para capacitação dos docentes/pesquisadores associados ao projeto macro. Esta atividade se divide em um Programa de Formação Continuada com cursos de capacitação em Metodologias/Tecnologias ativas e inovadoras, e em um Programa de Formação e Imersão (SAMSUNG VET) por meio de intercâmbio com um país de reconhecida qualidade em educação profissional.
Lançamento da pedra fundamental – Em maio de 2022, ocorreu o lançamento da pedra fundamental da obra de construção e implantação do espaço onde hoje funcionam os laboratórios do Aranouá. A construção teve o orçamento de R$5.455.350,00 de recursos oriundos de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).