spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Indígenas ocupam barcaças de carga em protesto contra Ferrogrão no Pará


Por Jéssica Maes

(Folhapress) – Em um protesto contra o avanço das hidrovias do Arco Norte e do projeto da Ferrogrão, indígenas ocuparam barcaças de carga no rio Tapajós na manhã desta sexta-feira (7). A ação ocorreu dentro do Território Tupinambá, em Santarém (PA), e não houve conflito.

Lideranças subiram nas estruturas com faixas com os dizeres: “Ferrogrão Não”, “Comida sem veneno” e “O agro passa, a destruição fica”.

Protesto

“O Grito Ancestral é o nosso recado aos líderes do mundo. Não queremos que nossos biomas sejam vistos só como mercado, como corredor de soja, porto ou ferrovia. Queremos que vejam os povos que estão aqui há séculos, cuidando da floresta e do rio. Preservar o Tapajós é condição para qualquer compromisso climático sério”, diz Marília Sena, liderança Tupinambá, em comunicado.

O rio Tapajós, nasce no Mato Grosso, corta o Pará e deságua no rio Amazonas, é um dos mais estratégicos para a agenda de infraestrutura do governo federal. O objetivo é usá-lo para o escoamento de commodities agrícolas até os portos de Santarém, Itaituba/Miritituba, Barcarena e região.





ICL – Notícias

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prefeitura abre inscrições para o curso de Cuidador de Idoso da Fundação Dr. Thomas

#paratodosverem serão oferecidas 100 vagas, sendo 60 para início imediato A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT),...