Um influencer e day trader de criptomoedas brasileiro processou a Binance após perder todos os seus bitcoins depositados na corretora. A reportagem conversou com a defesa do investidor que tem quase 200 mil seguidores em redes sociais, e manterá sua identidade em segredo.
Tudo começou quando em dezembro de 2022, a conta do investidor recebeu um acesso não autorizado. Ele mantinha depositado na plataforma a quantia de 1,1 Bitcoin, que hoje equivale a mais de R$ 500 mil.
E ao ingressar na plataforma, criminosos que conseguiram acesso à sua conta procederam ao saque dos valores para carteiras em seu controle.
Por algum motivo, os criminosos não levaram todo o saldo, deixando um residual de 0,09 BTCs, o que não contribuiu nem para aliviar o infortúnio.
Acontece que o acesso não autorizado veio de um IP da Holanda, o que chamou atenção do investidor após análise.
Ao procurar a corretora em busca de reaver o saldo, o influencer alegou na justiça que a corretora não colaborou e enviou apenas respostas evasivas na ocasião.
Influencer ingressou com processo contra Binance Brasil e ganhou causa para restituição de valores
Na justiça, o investidor e influencer de criptomoedas ingressou com ação pedindo a restituição de seus valores. Além disso, ele pediu indenização por danos morais.
Contudo, a justiça entendeu não haver danos morais, concordando parcialmente, apenas com a restituição dos valores extraídos da conta do cliente.
De acordo com a recente decisão a que o Livecoins obteve acesso, a Binance tentou recorrer da decisão, mas perdeu novamente. Assim, deverá devolver o valor subtraído da conta do influencer, com correção monetária.
Em nota para a reportagem, o advogado especialista em criptomoedas Raphael Souza disse que as empresas devem ter mais cuidado com os clientes.
“O julgamento deixa claro que empresas que oferecem serviços digitais financeiros, especialmente com alcance internacional, devem agir imediatamente diante de acessos atípicos. Se não bloqueiam ou alertam o usuário, assumem o risco. O caso mostra como a estrutura e os vínculos entre empresas do setor não podem ser usados como escudo para evitar a responsabilidade.”
O que diz a Binance Brasil?
Em nota encaminhada ao Livecoins após procurada, a Binance declarou que não comenta processos em andamento, mas que tem buscado educar seus clientes.
“A Binance não comenta investigações em andamento, mas reforça que segurança é prioridade e que possui um dos programas de compliance e segurança mais robustos do setor e faz investimentos contínuos para fortalecer a proteção da dos usuários e seus recursos, com adoção de tecnologia de ponta e parcerias com as empresas de segurança cibernética e fornecedores de tecnologia mais renomadas do espaço blockchain. Somente em 2024, a Binance preveniu perdas potenciais de US$ 4,2 bilhões para 2,8 milhões de usuários .
A Binance também dedica esforços constantes na educação dos usuários, em todos os seus canais de comunicação, disseminando boas práticas e ferramentas para proteção de contas . Entre elas::
KYC (ou verificação de identidade), exigência para todos os usuários;
Autenticação de dois fatores (biometria e chaves de segurança, aplicativo de autenticação, e-mail e número de telefone);
Lista de dispositivos autorizados;
Gerenciamento de endereços de saque (listando os endereços autorizados a receber transferências);
Atualizações constantes do aplicativo com novos elementos de segurança.”
Fonte: Livecoins