spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

Palestras e ações comunitárias conscientizaram estudantes e moradores sobre impactos ambientais e uso sustentável do solo
 
 
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anamã (Semma), concluiu nesta sexta-feira (05/09) uma série de palestras e atividades educativas voltadas para a preservação ambiental, alcançando 1.510 alunos e comunitários na sede e nas comunidades rurais do município, localizado a 165 quilômetros de Manaus.
 
Realizadas entre os dias 1º e 5 de setembro, as atividades envolveram estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental I e II, professores e moradores das comunidades locais. O objetivo principal foi conscientizar sobre os impactos das queimadas e do desmatamento, além de apresentar alternativas sustentáveis de uso do solo.
 
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância das ações de sensibilização. “A aplicação de palestras e atividades práticas permite que alunos e moradores entendam os riscos das queimadas e do desmatamento. É uma forma de garantir que o uso dos recursos naturais seja responsável e que a biodiversidade do Amazonas seja preservada”, afirmou.
 
Segundo o assistente ambiental Gilmar Ribeiro, da Gerência de Educação Ambiental (Geam/Ipaam), o trabalho é estratégico para envolver as famílias e reforçar a prevenção às queimadas ilegais. “Cada aluno que recebe orientação leva essa conscientização para a sua família. Levar informação às novas gerações é investir no futuro da floresta e das comunidades locais”, explicou.
 
Durante as palestras, foram abordados temas como os impactos das queimadas na saúde e no clima, o desmatamento ilegal e alternativas sustentáveis de uso do solo.
 
Segundo dados do Centro de Monitoramento Ambiental de Áreas Protegidas (Cmaap/Ipaam), em 2024 foram registrados 35 focos de calor em Anamã, enquanto em 2025, até 2 de setembro, não houve registros. Os dados sobre desmatamento e focos de calor são monitorados pelo Ipaam e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com base nos sistemas de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e do Programa de Queimadas (BD Queimadas) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
 
A programação das atividades incluiu palestras em escolas municipais e estaduais, divididas por faixa etária, e encerrou-se com ações comunitárias. Pela manhã desta sexta-feira, a equipe do Ipaam realizou atividades na comunidade Arixi, reunindo alunos e moradores das localidades Novo Brasil, Alexandre e Arixi. Em seguida, as ações se encerraram na cidade de Anamã com o plantio de mudas na Praça da Prefeitura e no canteiro do bairro Nova Estrada.
 

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Starlink já pode oferecer um novo produto no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou a antena Starlink Mini, observou o Tecnoblog. Com isso, a empresa de internet via satélite de...

Liniker apresenta turnê de CAJU, no Studio 5, em Manaus

Álbum lançado em agosto de 2024 já passa dos 300 milhões de plays nas plataformas de áudio Liniker lançou CAJU como uma “fotografia” do seu...