Irregularidades no abastecimento de lanchas com passageiros a bordo é algo de investigação do MP


Prática viola as Normas e Procedimentos da Capitania Fluvial (NPCF), que dispõem sobre a forma adequada como as operações de abastecimento de embarcações regionais e de passageiros devem ser realizadas


Para garantir a segurança dos moradores de Tefé, o Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça local, instaurou um inquérito civil para apurar e solucionar as supostas irregularidades e riscos à segurança pública resultantes do abastecimento de combustível em lanchas com passageiros a bordo. O inquérito decorre do procedimento administrativo n° 040.2025.000181.

De acordo com o promotor de Justiça Vítor Rafael de Morais Honorato, o manuseio de combustíveis em embarcações ocupadas por passageiros e tripulantes pode representar prática extremamente perigosa, que coloca vidas em risco. “O Ministério Público atuará para garantir que o transporte fluvial em Tefé ocorra com segurança e em conformidade com as normativas e diretrizes veiculadas pelas autoridades públicas competentes, protegendo a população que depende desse serviço essencial”, afirmou.

No despacho expedido, destaca-se que a prática investigada viola as Normas e Procedimentos da Capitania Fluvial (NPCF), que dispõem sobre a forma adequada como as operações de abastecimento de embarcações regionais e de passageiros devem ser realizadas. A conduta irregular também representa uma ameaça aos direitos dos consumidores.

Como medidas iniciais, a Promotoria de Justiça de Tefé reforça o pedido anterior à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que, no prazo de 20 dias, preste informações sobre a regulamentação, regras e fiscalizações aplicáveis ao fornecimento e comercialização de combustíveis líquidos para embarcações de transporte de passageiros que atuam em Tefé e no trajeto Manaus-Tabatinga.

Venezuela: Idosa e criança são salvas após 3 dias soterradas

Do Brasil de Fato As equipes de resgate na Venezuela correm contra o...

Aqui na terra tão jogando futebol

Mais uma vez, nesta Copa, os olhos do planeta se voltam para...

Amazonas Repórter

Tudo

Começa campanha ‘Dezembro Vermelho’ em Manaus com foco na prevenção ao HIV/Aids

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta segunda-feira, 1º/12, a programação do “Dezembro Vermelho”, campanha de prevenção e...

45ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno – 45ª Sessão Virtual

Link da Seção: https://www.youtube.com/watch?v=Ru6FEB4px0A