GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.1 C
Manaus
segunda-feira, maio 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Japão tem primeiro protótipo de automóvel com levitação magnética, tecnologia tão promissora quanto experimental

Um grupo de pesquisadores japoneses do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST) apresentou um protótipo de sistema de levitação magnética para automóveis, segundo o Econews. Embora seja apenas uma proposta de protótipo, serve para gerar expectativas em torno de uma possível revolução para a indústria.

Isso é importante porque, se esta tecnologia puder ser desenvolvida e ampliada, poderá reduzir drasticamente o consumo de energia dos carros, eliminando o atrito, o que aumentaria a eficiência energética e reduziria o consumo de recursos do automóvel. Além disso, o desgaste mecânico também seria menor, pois seriam eliminadas vibrações, pequenos danos aos materiais devido a buracos, etc.

Como funciona o protótipo:

  • O sistema utiliza materiais diamagnéticos , como o grafite, juntamente com poderosos ímãs para levitar veículos em pistas especializadas.
  • Requer energia apenas no início, para gerar o campo magnético, mas não durante o movimento.

O protótipo ainda é pequeno e muito difícil de escalar, além do enorme obstáculo que a sua necessidade de infraestrutura especializada representa para a sua implementação. Sem trilhas magnéticas não há carros levitando, portanto teria que adaptar cidades inteiras para a mobilidade dos automóveis´por levitação.Por outro lado, os seus custos de implementação seriam muito elevados e o amortecimento de vórtices implica perda de energia. Este último refere-se aos pequenos redemoinhos de ar que se formam ao redor do carro que levitam e desaceleram, algo que deve ser resolvido para evitar que perca altura ou estabilidade.

A realidade atual

É uma tecnologia experimental em estágios muito iniciais e não existem planos concretos para a sua implementação comercial por agora. Também vale avaliar que a transição para os veículos elétricos já está nos custando bastante, e a transição magnética nos custaria muito mais, pois exigiria infraestrutura própria no asfalto.

Essa é uma tecnologia fascinante e este protótipo mostra-se promissor, mas está longe de ser uma solução prática a médio prazo para o transporte de massa. Só conheceremos o potencial a longo prazo com o passar do tempo e qualquer outra consideração mais entusiástica está, por enquanto, longe da realidade.

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Maioria dos cardeais brasileiros que votam no conclave já estão em Roma

Quatro dos sete cardeais brasileiros que têm direito a voto no conclave já estão em Roma, nesta quarta-feira (23). Eles participam...

TCE-AM sedia mostra ‘Amazonas aqui tem SUS’ do Conselho de Secretários de Saúde

Abrindo as portas para a divulgação de experiências bem sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está...
spot_imgspot_img