spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Jornada de lutas pela reforma agrária organizou 55 ações no país


A Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada em todos os meses de abril pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mobilizou este ano, segundo a entidade, 50 mil pessoas em praticamente todas as unidades federativas do país.

Em 2025, as mobilizações ficaram mais concentradas entre os dias 1º e 17 de abril. Até o momento, de acordo com o MST, foram 55 ações em nível nacional, tendo como lema “Ocupar para o Brasil Alimentar”.

“Além da reivindicação da democratização do acesso à terra frente ao passivo de 145 mil famílias acampadas pelo país, as manifestações demarcam a reforma agrária e a agricultura familiar camponesa como soluções estruturantes para acabar com a fome no país”, destaca em nota o movimento.

A entidade explica que, “mesmo com os avanços da retomada de políticas públicas importantes para a erradicação dessa mazela social”, há, ainda, mais de 21 milhões de lares brasileiros passando por insegurança alimentar grave ou moderada.

Reforma Agrária e democracia

“Mesmo com os novos anúncios do governo Lula, desde o início de seu mandato menos de 5 mil famílias do MST foram assentadas e muitos desses processos de assentamento ainda não foram concretizados de fato”, detalhou a nota ao destacar que a reforma agrária e a mobilização popular são elementos que fortalecem a democracia.

As ações deste ano abrangeram 47 municípios localizados em 21 unidades federativas. De acordo com os organizadores, além de atos e protestos, foram feitas 28 ocupações de terra.

Dois novos acampamentos foram formados, e houve cinco ocupações de órgãos públicos ligados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A ideia é usar essas ocupações como forma de pressão para dar celeridade às negociações de desapropriação de áreas improdutivas que não cumprem sua função social.

Confira as mobilizações que ocorreram durante a jornada entre os dias 8 e 17 de abril.

Programa Nacional de Reforma Agrária

O MDA tem como meta incorporar pelo menos 295 mil novas famílias ao Programa Nacional de Reforma Agrária até 2026. Segundo a pasta, a expectativa é que esse número aumente, com a possibilidade de inclusão de terras de grandes devedores em alguns estados.



Fonte: Agência Brasil de Notícias

TSE rejeita por unanimidade ação contra homenagem a Lula na Sapucaí

Por Isadora Albernaz (Folhapress) — O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, em decisão...

André Mendonça é o novo relator do inquérito do Master

O ministro André Mendonça,...

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Presidente interina da Venezuela conclama EUA à paz e agora fala em ‘agenda de cooperação’

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodrigues, dirigiu-se neste domingo (4) ao...

Líder do PL assinou escritura de venda de imóvel 11 dias após apreensão de dinheiro

Por Italo Nogueira (Folhapress) – A transação imobiliária usada pelo deputado Sóstenes Cavalcante,...