spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Juliana Baroni reviverá ex-primeira-dama Marisa Letícia em homenagem a Lula na Sapucaí


A atriz, cineasta e apresentadora do programa Precisamos Conversar, do canal ICL, Juliana Baroni vai representar a ex-primeira-dama Marisa Letícia no desfile da Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí. A escola de samba se apresenta no domingo de carnaval (15), com enredo que homenageia o presidente Lula (PT). Juliana reviverá a personagem que interpretou no cinema em 2009.

No filme “Lula, o Filho do Brasil”, de Fábio Barreto e Marcelo Santiago, lançado em 2009, Juliana interpretou a vida de Marisa Letícia, que viveu com o presidente Lula por mais de 43 anos. Dona Marisa, como era conhecida, faleceu em 3 de fevereiro de 2017.

Cena do filme 'Lula, o Filho do Brasil'
Cena do filme ‘Lula, o Filho do Brasil’

“Revisitar esse personagem 17 anos depois vai ser uma emoção enorme para mim, porque eu me aproximei muito afetivamente da Dona Marisa. Quando eu recebi o convite para fazer o filme, eu comecei a pesquisar a vida e o encontro dos dois, que foi uma história muito bonita. A Marisa era uma viúva muito jovem, e o Lula também e, quando eles se conhecem, o Marcos tinha três anos e o Lula adota o filho da Marisa e eles casam muito rapidamente. Foi uma grande paixão e eles passaram 40 anos da vida juntos”, descreve Juliana Baroni.

A atriz, cineasta e apresentadora ressalta a importância da homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia no desfile que vai retratar a vida do presidente Lula. Na avenida, Juliana revela que vai representar o momento das grandes greves no ABC Paulista, quando Lula chegou a ser preso durante a ditadura militar e Dona Marisa sempre esteve ao seu lado.

Juliana e a ex-primeira-dama Marisa Letícia

“É muito importante homenageá-la porque ela faz parte da vida dele nessa época difícil das grandes greves, que é o momento que eu vou representar na avenida. Ele foi preso algumas vezes durante a ditadura. Um momento marcante da vida dele foi quando a mãe dele, Dona Lindu, morre, ele está preso e só ganhou autorização para ir ao enterro e de lá, ele voltou para cadeia, e a Marisa sempre esteve ao lado dele. Além do Marcos, eles tiveram outros filhos e netos. Ela faz parte da história do Brasil e acho que foi uma primeira-dama muito maltratada por uma questão de preconceito de classe, principalmente. É muito importante honrar a figura dela como importante da trajetória desse homem”, diz Juliana Baroni.

O espaço que será ocupado por Juliana Baroni no desfile promete ser um dos pontos altos da Acadêmicos de Niterói, com grande impacto para o público na Marquês de Sapucaí.

Em 2026, a Acadêmicos de Niterói levará para a avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins. A escola será a escola responsável por abrir os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no domingo de carnaval (15).





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

8 em cada 10 idosos já acessam aplicativos bancários, aponta pesquisa da Serasa

No Dia do Idoso, neste domingo (01), empresa reforça os cuidados para as pessoas com mais de 59 anos de idade Geração Baby...

Hackers tentam invadir a Coinbase usando código aberto da própria corretora

A exchange norte-americana Coinbase foi alvo de uma tentativa de ataque hacker envolvendo o comprometimento de ações automatizadas no GitHub. O incidente é parte...

TCE-AM discutirá hiperatividade e TDAH nesta sexta-feira (21)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta sexta-feira (21), uma roda de conversa sobre transtornos de aprendizagem. Promovido no auditório da...