spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

‘Juntos pela anistia’ – Política – CartaCapital



Governadores de sete estados, representando quatro das cinco regiões brasileiras, posaram junto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo 6, momentos antes do início da manifestação bolsonarista em São Paulo sob justificativa de defesa de anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

A foto, que foi compartilhada nas redes sociais pelo chefe do governo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem ainda Romeu Zema (governador de MG pelo partido Novo); Jorginho Mello (PL, Santa Catarina); Ronaldo Caiado (União Brasil, Goiás); Wilson Lima (União Brasil, Amazonas), Ratinho Júnior (PSD, Paraná) e Mauro Mendes (União Brasil, Mato Grosso).

Quatro dos governadores que aparecem sorridentes na foto estão filiados a partidos que estão na base formal de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O União Brasil (partido de Caiado, Lima e Mauro Mendes) tem dois ministros no governo: Celso Sabino (do Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações). O PSD, de Ratinho, tem outros dois: Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Carlos Fávaro (Agricultura).

Ao compartilhar a foto, Tarcísio, vez ou outra apontado como uma alternativa ‘moderada’ para representar a direita na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026, escreveu: “Juntos pela anistia!”. O governador paulista já tinha confirmado participação no ato durante a semana, assim como a maioria dos governadores que posaram juntos na foto.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que tinha confirmado presença, não viajou a São Paulo, por conta do impacto das chuvas, que causou estragos em cidades como Petrópolis e Angra dos Reis. Nas redes sociais, ele disse que o apoio à causa da anistia aos golpistas é ‘total’.

Pelo menos três dos políticos que aparecem na imagem estão cotados para concorrer à presidência no ano que vem. Além de Tarcísio, que nega a possibilidade e diz que vai tentar a reeleição em São Paulo, Zema e Caiado indicam que poderão estar na disputa. O goiano, aliás, já confirmou a pré-candidatura.

Se levarem em conta a opinião pública sobre a obsessão bolsonarista de anistiar os golpistas de 2026, porém, eles podem estar dando um tiro no pé. Pesquisa divulgada neste domingo 6 pelo instituto Quaest mostra que a maioria dos brasileiros é contra o perdão aos participantes do quebra-quebra na Praça dos Três Poderes.



Por: Carta Capital

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%

Por Bruno de Freitas Moura – Agência Brasil Por dois anos seguidos, caiu...

TCE-AM julga contas irregulares e multa ex-gestora do SPA Danilo Corr

A diretora-geral do Serviço de Pronto Atendimento Danilo Corrêa (SPA Danilo Corrêa) no ano de 2019, Patrícia Carvalho, teve as contas julgadas irregulares pelo...

Lançamento de foguete em Alcântara tem transmissão ao vivo nesta sexta

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, a partir do Centro de Lançamento de...