GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
30.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Justiça condena CEO de criptomoeda ‘AML Bitcoin’ por fraude


A Receita Federal dos Estados Unidos, o Internal Revenue Service (IRS), confirmou a condenação do CEO e criador de uma criptomoeda chamada “AML Bitcoin”, acusado na justiça do país.

De acordo com apuração do Livecoins, Rowland Marcus Andrade criou a criptomoeda com grandes promessas aos investidores. A justiça encontrou elementos em provas documentais e outras evidências da prática suspeita.

Entre as mentiras contadas pelo golpista, ele indicou aos investidores que a sua criptomoeda AML Bitcoin seria adotada no Canal do Panamá, para pagamento de navios que desejassem utilizar o serviço.

Os documentos que ajudaram em sua prisão e condenação indicam que ele captou pelo menos 2 milhões de dólares de vários investidores. Assim, ele utilizou o serviço para comprar dois imóveis no Texas (EUA), carros de luxo e bancar suas despesas pessoais.

CEO de criptomoeda pode pegar até 30 anos de prisão por cometer fraude com “AML Bitcoin”

Conforme nota pública do IRS nos EUA sobre o caso, o CEO da AML Bitcoin pode pegar até 30 anos de prisão pela sua fraude no mercado contra investidores.

Fraudadores frequentemente promovem tecnologias novas e inovadoras para levantar dinheiro de investidores. Mas levantar dinheiro por meio de mentiras e deturpações não é nem novo nem inovador. É ilegal, pura e simplesmente“, disse o procurador interino dos Estados Unidos Patrick D. Robbins. “Se você enganar investidores para enriquecer e gastar o dinheiro deles em despesas pessoais, casas e propriedades, você será responsabilizado.

As mentiras escandalosas do Sr. Andrade atraíram e enganaram indivíduos para investir seu dinheiro arduamente ganho em uma nova criptomoeda com características fabricadas“, disse a agente especial encarregada do escritório de Oakland do Departamento de Investigação Criminal do IRS (IRS-CI), Linda Nguyen. “Mas não há nada de avançado nesse esquema. Rowland Marcus Andrade roubou dinheiro de pessoas inocentes e o usou para aumentar sua riqueza pessoal. Suas tentativas de lavar e ocultar ganhos ilícitos são o que os especialistas do IRS-CI investigam para rastrear o dinheiro e construir casos que levem à justiça.

Um agente especial do FBI que também colaborou com as investigações elogiou a condenação do suspeito na justiça. O suspeito recebeu acusações de lavagem de dinheiro e fraude eletrônica.

Golpista utilizou sigla de compliance para cometer fraude

Um dos fatos que chamam atenção no caso é o nome dado pelo golpista condenado para a sua criptomoeda. Isso porque, a sigla “AML Bitcoin” poderia indicar uma moeda segura para investimentos, pelo menos para quem pesquisasse o significado do termo.

A sigla AML significa Anti-Money Laundering, que em português pode ser traduzido como Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD). Trata-se de um conjunto de leis, regulamentos e procedimentos adotados globalmente para evitar que recursos obtidos de forma ilícita sejam disfarçados como legítimos dentro do sistema financeiro.

Além disso, associar AML com bitcoin deu o status necessário para roubar pessoas desatentas. O caso mostra que novas criptomoedas que utilizam o nome “bitcoin” no meio colocam em risco o patrimônio dos investidores.





Fonte: Livecoins

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Amazon vai ajudar a encontrar produtos com base em hobbies

A Amazon lançou mais um recurso para simplificar a pesquisa de produtos com ajuda de um assistente de inteligência artificial. A ferramenta “Interesses”...

Setembro amarelo: Corte de Contas realiza roda de conversa sobre medidas de prevenção e combate ao suicídio

Em alusão a campanha Setembro Amarelo, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), via Diretoria de Saúde (Disau), realizou, neste dia 13 de setembro,...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo