GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Justiça do Chile afasta filha do ex-presidente Allende do cargo de senadora


Embora a transação não tenha sido concluída — o pagamento nunca foi feito, nem a transferência foi registrada — o tribunal posteriormente aceitou os pedidos e votou por 8 a 2 para remover a senadora do cargo.

Em direito, “celebrar” um contrato significa formalizá-lo de acordo com a lei, ou seja, assiná-lo validamente para que possa produzir efeitos jurídicos.

Não é necessário que o contrato seja executado (por exemplo, pago ou registrado): basta que as partes o assinem na forma exigida (como uma escritura pública, no caso de venda de imóvel).

No caso de Isabel Allende, o Tribunal Constitucional decidiu que o contrato foi celebrado com a assinatura da escritura pública perante um notário, ainda que a transferência de propriedade não tenha se concretizado.

Constatou-se, portanto, violação ao artigo 60 da Constituição, que proíbe parlamentares de celebrar contratos com o Estado, sem que haja a exigência de fraude, benefício econômico ou posterior execução.

Impacto político

A demissão de Isabel Allende — uma das figuras mais emblemáticas do Partido Socialista, com mais de 30 anos de experiência parlamentar — teve um profundo impacto político.

A decisão se soma a uma série de consequências para o Poder Executivo: a renúncia da ministra da Defesa, Maya Fernández , a saída da ministra do Patrimônio Nacional, Marcela Sandoval, e a demissão de pelo menos sete funcionários vinculados à operação.

Várias figuras do partido no poder expressaram apoio a Allende, destacando e celebrando sua carreira.

O ministro do Interior, Álvaro Elizalde, descreveu o fato como “uma grande perda para o Congresso” e lamentou que a potencial inconstitucionalidade do contrato não tenha sido destacada a tempo.

Na oposição, porém, a decisão foi comemorada.

O líder do Partido Republicano, José Antonio Kast, afirmou que a decisão “reafirma que ninguém está acima da Constituição” e até apontou o dedo para o presidente Gabriel Boric, a quem acusa de promover politicamente a compra e venda.

A decisão do Tribunal ainda não foi publicada formalmente, mas a decisão do plenário já foi adotada. Uma vez notificado, o Senado deve declarar a vaga, e o Partido Socialista nomeará um substituto.

Paralelamente, continua em andamento uma investigação criminal para apurar se houve fraude fiscal na operação fracassada.



Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Dia de Responsabilidade Social será comemorado com serviços gratuitos para população, em Manaus

Orientação jurídica, Oficinas de Empreendedorismo, Educação Financeira, Moda e Empreendedorismo, são alguns dos serviços que a população de Manaus poderá usufruir, de forma gratuita,...

Aula de FitDance anima “Domingou”, no Amazonas Shopping

O projeto “Domingou”, do Amazonas Shopping, oferece esta semana aula gratuita de FitDance. A programação, que acontece semanalmente, sempre com atividades diferentes, inicia às...

Alvará de Construção Mais Fácil avança com integração da Prefeitura de Manaus e Crea-AM

O novo Alvará de Construção Mais Fácil segue sendo construído a várias mãos, de forma integrada na Prefeitura de Manaus e com os conselhos profissionais ligados ao licenciamento urbano.
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo