spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Justiça do Pará cobra União e Estado por plano contra tuberculose em povos Kayapó



Atendimento médico a indígenas Kayapó, no Pará (Marcelo Seabra/Agência Pará)

03 de julho de 2025

Fabyo Cruz – Da Cenarium

BELÉM (PA) – A Justiça Federal determinou que a União e o Estado do Pará elaborem, no prazo de 45 dias, um plano emergencial para combater a tuberculose entre os povos indígenas da etnia Kayapó, na região Sul paraense. A decisão liminar foi proferida em 18 de junho pelo juiz Enéas Dornellas, da Vara Federal Cível e Criminal de Redenção (PA), e atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que apontou uma situação de emergência sanitária e falhas graves na assistência à saúde indígena.

De acordo com o MPF, a população indígena está exposta a uma situação crítica no território atendido pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Kayapó. O órgão cita a inexistência de recursos diagnósticos, a carência de exames básicos — como baciloscopia de escarro e raio-X — e a dificuldade de acesso a medicamentos, sobretudo para iniciar o tratamento em crianças.

A denúncia que motivou a ação foi apresentada ao MPF, em abril de 2025, e relatava ao menos dois casos confirmados de tuberculose em crianças indígenas Kayapó no município de Tucumã. A partir disso, foi instaurada a Notícia de Fato 1.23.001.000475/2025-01, que resultou na ação judicial.

O juiz entendeu que os argumentos do MPF estavam amparados em evidências e destacou que o risco à vida de crianças indígenas justifica a intervenção do Judiciário em políticas públicas. “A saúde é um dever do Estado, conforme o Artigo 196 da Constituição. O perigo da demora consiste no fato de que muitas crianças indígenas estão correndo o risco de morrer em razão da doença”, afirmou na decisão.

O magistrado deferiu parcialmente o pedido de tutela antecipada e estabeleceu multa diária de R$ 500, limitada a R$ 30 mil, caso o plano emergencial não seja apresentado no prazo. O documento deverá incluir a garantia de insumos, exames, medicamentos, recursos humanos e logísticos para garantir o diagnóstico e tratamento completo das pessoas já infectadas e daquelas que vierem a ser diagnosticadas.

Além da União e do Estado do Pará, a decisão também reconhece a importância da atuação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), embora esta não tenha sido diretamente acionada no processo. A expectativa é que o plano inclua a articulação entre os entes federativos e os municípios da região, como Cumaru do Norte, Pau D’Arco, Tucumã e Ourilândia do Norte — apontados pelo MPF como insuficientes no atendimento à saúde indígena.

Indígenas Kayapó da comunidade Gorotire (Foto: David Alves/Agência Pará)

O Brasil figura na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos países com alta carga de tuberculose e coinfecção TB-HIV. Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que a incidência da doença entre indígenas é cerca de dez vezes maior que na população geral, com maior vulnerabilidade entre crianças de até 15 anos.

A Justiça também autorizou que o aditamento da petição inicial ocorra apenas após a apresentação do plano emergencial, o que poderá abrir caminho para novas medidas judiciais, caso os compromissos não sejam cumpridos.

Respostas pendentes

A CENARIUM procurou o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Leia também: MPF cobra União e Pará por falhas contra tu



Fonte: Agência Cenarium

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Coreia do Norte testa drone “suicida” equipado com IA

Imagens divulgadas pela imprensa da Coreia do Norte mostram os drones explodindo ao colidir com veículos militares Compartilhe esta matéria Tudo sobre Inteligência Artificial Nos últimos...

Rádio Nacional transmite Fla-Flu pelo Campeonato Carioca

A Rádio Nacional transmite,...

Toffoli critica PF por atrasos e manda apreensões da operação Master ao STF

Por Cleber Lourenço O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli fez...