spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Lei Antimáfia será apresentada até maio, afirma Ministério da Justiça


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Cleber Lourenço e Manuela Amaral

O governo federal prepara a apresentação de um projeto de lei conhecido como “Lei Antimáfia”, voltado ao combate às organizações criminosas infiltradas na sociedade civil e no poder público. A expectativa, segundo informação enviada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ao ICL Notícias, é que a proposta seja apresentada até o final de abril ou começo de maio.

De acordo com o Ministério, a proposta foi elaborada por um Grupo de Trabalho que reúne representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Assessoria Especial do Ministro da Justiça, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), da Advocacia-Geral da União (AGU), de Ministérios Públicos e da sociedade civil.

O projeto, que já está pronto, passa pelos últimos ajustes no gabinete do MJSP antes de ser oficialmente anunciado. Entre as medidas previstas estão o bloqueio mais eficaz de bens de suspeitos, o combate à utilização de empresas fantasmas e contratos públicos para lavagem de dinheiro, além da destinação dos bens apreendidos: se confirmada a atividade ilícita, os bens serão revertidos à sociedade; em caso de absolvição, serão devolvidos aos seus proprietários.

Lei Antimáfia será apresentada até maio, afirma Ministério da Justiça

Combate às máfias

Segundo declaração enviada pelo Ministério ao ICL Notícias, o projeto tem como objetivo impedir o crescimento financeiro das organizações criminosas e reforçar o combate à infiltração dessas máfias na sociedade civil e no poder público.

O Ministério informou ainda que a fase de debate público sobre o projeto deverá contar com a participação do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, da Associação Brasileira de Criminalística, da Polícia Penal Federal, das Polícias Penais dos estados e de representantes da sociedade civil indicados pela Senasp.

Apesar da recente prioridade conferida à tramitação da PEC da Segurança Pública — que reforça a competência da União na coordenação das forças de segurança —, a Lei Antimáfia permanece como uma das principais iniciativas do governo no enfrentamento ao crime organizado.



Fonte: ICL Notícias

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Will Smith anuncia primeiro álbum em 20 anos e nova turnê

O artista Will Smith, 56, está retornando ao seu primeiro amor. O ator, que ganhou fama como rapper, anunciou que lançará um novo...

Centrão mantém preferência por Tarcísio, e ala vê possibilidade de Flávio não manter candidatura

Por Carolina Linhares, Thaísa Oliveira e Catia Seabra (Folhapress) – Dirigentes e líderes...

Delegado João Tayah destaca segurança pública e critica apropriação de méritos em recente episódio de podcast sobre as Eleições 2024

Em recente entrevista sobre as Eleições 2024, o Delegado João Tayah discutiu seus projetos futuros voltados à segurança da população manauara. Tayah enfatizou a...