GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 30, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Lei Antimáfia será apresentada até maio, afirma Ministério da Justiça


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Cleber Lourenço e Manuela Amaral

O governo federal prepara a apresentação de um projeto de lei conhecido como “Lei Antimáfia”, voltado ao combate às organizações criminosas infiltradas na sociedade civil e no poder público. A expectativa, segundo informação enviada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ao ICL Notícias, é que a proposta seja apresentada até o final de abril ou começo de maio.

De acordo com o Ministério, a proposta foi elaborada por um Grupo de Trabalho que reúne representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Assessoria Especial do Ministro da Justiça, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), da Advocacia-Geral da União (AGU), de Ministérios Públicos e da sociedade civil.

O projeto, que já está pronto, passa pelos últimos ajustes no gabinete do MJSP antes de ser oficialmente anunciado. Entre as medidas previstas estão o bloqueio mais eficaz de bens de suspeitos, o combate à utilização de empresas fantasmas e contratos públicos para lavagem de dinheiro, além da destinação dos bens apreendidos: se confirmada a atividade ilícita, os bens serão revertidos à sociedade; em caso de absolvição, serão devolvidos aos seus proprietários.

Lei Antimáfia será apresentada até maio, afirma Ministério da Justiça

Combate às máfias

Segundo declaração enviada pelo Ministério ao ICL Notícias, o projeto tem como objetivo impedir o crescimento financeiro das organizações criminosas e reforçar o combate à infiltração dessas máfias na sociedade civil e no poder público.

O Ministério informou ainda que a fase de debate público sobre o projeto deverá contar com a participação do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, da Associação Brasileira de Criminalística, da Polícia Penal Federal, das Polícias Penais dos estados e de representantes da sociedade civil indicados pela Senasp.

Apesar da recente prioridade conferida à tramitação da PEC da Segurança Pública — que reforça a competência da União na coordenação das forças de segurança —, a Lei Antimáfia permanece como uma das principais iniciativas do governo no enfrentamento ao crime organizado.



Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

8ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno – 8ª Sessão Virtual

📡 Links da sessão do TCE ... 🚨⭕ PLENO ⭕🚨 Acompanhe a 8ª Sessão do Tribunal Pleno logo mais, a partir das 10h. Escolha a rede social e...

Cientistas criam ‘detector de metais’ para achar tumores

Pesquisadores criaram um novo sistema capaz de localizar sinais de câncer a partir de falhas na sequência do DNA Compartilhe esta matéria O câncer se...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo