spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Lewandowski será ouvido pela CPI do crime organizado


 

Por Cleber Lourenço

 

A CPI do Crime Organizado deve ouvir na próxima terça-feira (9) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em uma das oitivas mais esperadas pelo colegiado. O presidente da comissão, senador Fabiano Contarato (PT-ES), classificou a ida do ministro como uma “oportunidade valiosa” para avançar no diagnóstico sobre as brechas que facilitam a expansão das facções no país.

Segundo Contarato, as oitivas realizadas até agora deixaram claro que o enfrentamento ao crime organizado esbarra na falta de recursos estruturais. “A CPI está fazendo um diagnóstico rigoroso das brechas que fragilizam o enfrentamento ao crime organizado e alimentam a certeza da impunidade. Dentre as oitivas realizadas até o momento, uma constatação é unânime: só conseguiremos avançar se houver investimento real, contínuo e estruturado. Por isso, ouvir o ministro Lewandowski será de fundamental importância”, afirmou.

O senador também destacou que a discussão com o ministro deverá explorar a necessidade de ampliar o orçamento das instituições que atuam na repressão ao crime. “Entre outros pontos, vamos tratar da necessidade de ampliar o orçamento e fortalecer a capacidade operacional das instituições que combatem o crime em todo o país”, disse.

A fase atual dos trabalhos da CPI está focada na análise da integração entre órgãos federais e estaduais, especialmente no compartilhamento de informações, na inteligência policial e nas políticas de prevenção. A comissão quer entender como cada estrutura — federal, estadual e municipal — tem contribuído ou falhado no enfrentamento às facções, e pretende cobrar do Ministério da Justiça um plano mais robusto para corrigir gargalos.

A expectativa entre integrantes da CPI é que Lewandowski detalhe como o governo federal pretende reforçar o orçamento da área e quais medidas estão previstas para melhorar a coordenação entre as forças de segurança. A oitiva ocorre em meio ao avanço de investigações que apontam uma estrutura cada vez mais sofisticada do crime organizado, com articulações interestaduais e disputas territoriais que têm pressionado o sistema de segurança pública.





ICL – Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Shopping Ponta Negra em contagem regressiva para o “Arraial Chefs de Ponta”

O Shopping Ponta Negra já entrou em contagem regressiva para a 5ª edição do seu “Arraial Chefs de Ponta” nos próximos dias 7, 8 e...

Criado observatório para monitorar violência contra os professores

Em pesquisa de 2022, 51,23% dos professores relataram agressão verbal e outros 7,53% contaram violência física Profissionais de educação que sejam vítimas de violência e...