spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Ligue 180: Central de atendimento à mulher no Amazonas registrou mais de 2,2 mil atendimentos em 2025

O Ligue 180, principal canal de denúncias e orientação para mulheres em todo o país, completou 20 anos de atuação, nesta terça-feira (25/11). No Amazonas, o canal registrou 2.230 atendimentos entre janeiro e outubro, segundo o painel de dados do Ministério das Mulheres. Os números refletem a busca crescente por proteção e também o fortalecimento das políticas públicas no estado.

O Governo do Estado, por meio dos órgãos de segurança, justiça e assistência, integra uma ampla rede de proteção que fortalece esse atendimento.

Criado para oferecer apoio imediato, 24 horas por dia, o serviço se tornou uma das ferramentas mais importantes na proteção de mulheres, funcionando como porta de entrada para romper ciclos de violência.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atua na rede de proteção com diversos serviços como o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e a Casa Abrigo, responsáveis por ações que vão desde orientação especializada até acolhimento em situação de risco iminente.

Esses equipamentos garantem suporte psicológico, jurídico, social e um espaço seguro para mulheres e seus filhos quando há ameaça à vida. Para a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o canal reforça o compromisso contínuo com a proteção deste público.

“Celebrar os 20 anos do Ligue 180 é reconhecer a importância desse serviço que conecta mulheres em situação de violência aos órgãos de segurança, justiça e assistência. O canal assegura uma resposta rápida, humanizada e, muitas vezes, decisiva. Ele representa coragem, rompe ciclos de violência e salva vidas”, afirmou.

Ao completar duas décadas, o Ligue 180 reafirma sua relevância nacional e a necessidade permanente de fortalecer políticas públicas voltadas à defesa das mulheres. A data também lembra que cada ligação é um pedido por ajuda e uma oportunidade de reconstrução. No Amazonas, o serviço segue como referência e reforça a mensagem central do sistema de proteção de que “nenhuma mulher está sozinha”.

Foto: Ygson França/Sejusc

Central de Atendimento à Mulher – 180

O 180 é o número da Central de Atendimento à Mulher, um serviço do Governo Federal que funciona 24 horas por dia para receber denúncias de violência contra a mulher e oferecer orientação sobre direitos e serviços disponíveis na rede pública. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. Além das denúncias, o canal também recebe reclamações, sugestões e elogios relacionados ao atendimento prestado.

O serviço é destinado a qualquer pessoa que precise denunciar casos de violência contra a mulher ou buscar informações sobre o tema. O canal recebe relatos de diversas formas de violência, como física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, garantindo orientação e direcionamento adequado para cada situação.

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Região Norte tem o menor número de médicos, por habitantes, aponta levantamento do CFM

O Brasil possui 564.385 mil médicos, número considerado significativo, mas a distribuição dos profissionais por região está muito longe do ideal. Conforme levantamento do...

BBB25: edição mostra Tadeu Schmidt rindo de Delma e Vilma no Sincerão

A edição do programa desta quarta-feira (02) exibiu o ‘VAR’ da reação de Tadeu Schmidt ao último Sincerão, realizado na segunda-feira...

Atualização do Bitcoin: Análise e Perspectivas, o que esperar?

O Bitcoin iniciou a semana em queda após atingir a região dos US$ 108.500, seguindo uma forte retomada dos touros a partir dos...