spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Lindbergh aciona STF contra Gayer por ataque a Gleisi


O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), apresentou uma queixa-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por injúria e difamação, após declarações sexistas contra a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.

O documento foi enviado na segunda-feira (17) à Corte e para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na última quarta-feira (12), Lula afirmou que colocou uma “mulher bonita” como ministra para melhorar a articulação com o Congresso. Após a fala do presidente, Gayer afirmou, em publicação no X, que o mandatário “ofereceu Gleisi Hoffmann como um cafetão oferece sua funcionária em uma negociação entre gangues”.

Em outra postagem, o parlamentar questionou Lindbergh, que é marido de Gleisi: “E aí, Lindbergh Farias, vai mesmo aceitar o seu chefe oferecer sua esposa para o Hugo Motta e Alcolumbre como um cafetão oferece uma GP (garota de programa)?”.

Gayer também chegou a fazer outra publicação insinuando uma relação entre Gleisi, Lindbergh e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP): “Me veio a imagem da Gleisi, Lindbergh e Davi Alcolumbre fazendo um trisal. Que pesadelo”. A postagem foi posteriormente apagada.

Na queixa-crime apresentada ao STF, Lindbergh argumenta que as publicações de Gayer aconteceram “de maneira irresponsável e incompatível com a conduta esperada de um parlamentar”.

“Tais publicações foram disseminadas para mais de um milhão de seguidores, caracterizando não apenas a intenção inequívoca de ultrajar a honra das autoridades envolvidas, bem como a incitação ao discurso de ódio e à desinformação”, afirma o documento enviado ao Supremo.

Além da queixa-crime, o PT apresentou na sexta-feira (14) representação ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação de Gayer.

A sigla afirma que Gayer “de maneira provocativa e indecorosa, promoveu ataques vis e gratuitos ao deputado Lindbergh Farias, à ministra Gleisi Hoffmann e aos presidentes do Senado Federal (Davi Alcolumbre) e da Câmara Federal (Hugo Motta), ao deturpar propositadamente uma fala política do presidente Lula”.

Como a CNN mostrou, Alcolumbre também analisa representar contra o deputado por quebra de decoro.

A reportagem procurou a equipe do deputado Gustavo Gayer sobre a queixa-crime aguarda resposta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lindbergh aciona STF contra Gayer por ataque a Gleisi no site CNN Brasil.



Fonte:CNN Brasil

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Serasa lança Score versão 3.0 que permite que brasileiros conectem suas informações bancárias para compor o cálculo do Score

Uma das principais transformações no mercado de crédito do país acaba de ser anunciada pela Serasa, ao disponibilizar a versão 3.0 do Score. O...

O ´apocalipse now´ de Trump e o fim do mundo na Paraíba

— Sem ilusões, a realidade crua. Estamos fu… Contamos apenas com aquelas...