spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Literatus participa da Semana de Aprendizagem do MPT

O Centro de Ensino Literatus está participando da Semana Nacional da Aprendizagem 2023 do Ministério Público do Trabalho (MPT). Desde terça-feira (29), o evento reúne entidades formadoras de aprendizes. Hoje, o Literatus  conta com mil aprendizes atuando em mais de 200 empresas parceiras.

A programação segue até quinta-feira (31) com diversas ações que tem como intuito fomentar medidas que estimulem a inserção de jovens no mercado de trabalho de forma regular na condição de aprendizes.

A supervisora do programa de aprendizagem do Literatus, Daiana Macedo, explica que o programa de aprendizagem traz diversas vantagens por combinar educação e qualificação profissional, além de permitir que os jovens tenham acesso a garantias trabalhistas, segurança e remuneração justa.

“E, por outro lado, o programa ajuda os empresários a cumprirem o que estabelece a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que as empresas de médio e de grande porte devem contratar de 5% a 15% de aprendizes em relação ao quadro de empregados”, informou Daiana.

No entanto, ela ressalta que, apesar da obrigatoriedade ser específica para empresas maiores, qualquer organização pode contratar aprendizes, desde que seja respeitada a legislação.

Melhor Aprendiz

Conhecido como Melhor Aprendiz, o programa é voltado para estudantes que não possuem nenhuma experiência e buscam inserção no mercado de trabalho. A iniciativa permite que os jovens, com idade entre 14 e 24 anos, possam conciliar estudos e trabalho.

O programa de aprendizagem oferece ao aprendiz um contrato especial, regido pela Lei do Aprendiz, ou seja, o jovem tem direito ao registro em carteira de trabalho, 13º salário, fundo de garantia, INSS, vale-transporte, férias e jornada de trabalho de 4 ou 6 horas.

Há oito anos, o Literatus atua em Manaus como entidade formadora do programa e oferece mais de 20 cursos direcionados para a atividade principal de empresas nos segmentos de Serviços, Comércio e Indústria, com aulas práticas em laboratórios. Os jovens interessados em participar das seleções podem enviar o currículo para [email protected] e concorrer aos processos de seleção.

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prefeitura de SP aciona Interpol para evitar que obras roubadas deixem o país

(Folhapress) – A Prefeitura de São Paulo acionou a Interpol, a polícia...

Visita ao último igarapé limpo de Manaus emociona estudantes

Kiuya, aluna da rede pública de ensino de Manaus (AM), em visita ao igarapé Água Branca (Ricardo Oliveira/Cenarium) ...