Com o objetivo de somar com as ações do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta terça-feira (29), o Centro de Ensino Literatus realizará ações educativas que irão sensibilizar e mobilizar os alunos para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Classificado como doença, o tabagismo é a dependência da nicotina. Após ser absorvida, a droga atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. É por isso que os fumantes o fazem várias vezes ao dia, principalmente em situações de estresse.
“Com a orientação do professor, os alunos confeccionarão cartazes e irão de sala em sala palestrar aos demais alunos da instituição”, informou a responsável pela atividade, a consultora do curso Técnico em Enfermagem, Ariana Cavalcante.
Durante a ação, os alunos vão alertar sobre os perigos do vício, responsável por agravar e aumentar a chance de desenvolvimento de diversas outras doenças agudas e ou crônicas, além de causar a morte de mais da metade de seus usuários.
Infarto, Acidente Vascular Encefálico (AVE), Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e diversos cânceres, como o de pulmão, de bexiga, de boca e de laringe, estão entre as doenças ocasionadas pelo hábito.