spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Lula tem 41% de aprovação e 56% de desaprovação – Política – CartaCapital



A aprovação ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em queda, segundo a nova pesquisa realizada pelo instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira 2. O levantamento aponta que 56% dos eleitores desaprovam o atual mandato, contra 41% que aprovam.

Os números mostram um aumento significativo na reprovação ao atual governo, de sete pontos percentuais na comparação com janeiro, último mês em que a pesquisa Quaest foi divulgada. Naquela rodada, pela primeira vez, a desaprovação ao governo (49%) foi maior que a aprovação (47%). A diferença entre os dois índices, no entanto, era menor: apenas dois pontos percentuais, ante aos 15 pontos registrados nesta quarta.

Veja os números:

Você aprova ou desaprova o trabalho que o presidente Lula está fazendo?

  • Desaprova – 56% (eram 49% em janeiro)
  • Aprova – 41% (eram 47%)
  • Não sabem/não responderam – 3% (eram 4%)

“Parte da explicação para a alta desaprovação do governo está na quebra de confiança do eleitorado com o presidente Lula. Além de não conseguir cumprir as promessas de campanha, cada vez menos gente vê o presidente como bem intencionado”, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest. “A incapacidade de reverter o quadro de desaprovação também é fruto da piora na percepção sobre a economia.”

“E ao contrário do que acontecia no passado, aumentar a exposição de Lula por meio de entrevistas e eventos não tem conseguido produzir melhora na percepção sobre o presidente. Metade do país acredita que tais aparições tem piorado a percepção sobre ele”, prossegue Nunes.

Nesta rodada, houve queda na aprovação em todas as regiões do país. O Nordeste é a única onde a aprovação supera a desaprovação (52% contra 46%), mas essa diferença vem caindo sistematicamente desde outubro. “No principal reduto eleitoral de Lula, a vantagem que era de 35 pontos percentuais caiu para 6 pontos entre dezembro de 2024 e março de 2025”, destaca o diretor da Quaest.

Entre as mulheres, pela primeira vez o percentual de desaprovação superou a aprovação (53% contra 43%). “O gap eleitoral entre homens e mulheres foi decisivo para a vitória de Lula em 2022″, lembra Nunes. “Entre os homens, a desaprovação cresceu e chegou a 59%. A diferença de gênero diminuiu”, completa o diretor, que cita ainda que 26% dos eleitores do próprio Lula desaprovam o governo a esta altura.

Em outro recorte da mesma pesquisa, os entrevistados responderam à pergunta “como você avalia o trabalho que o presidente Lula está fazendo?”. Mais uma vez, o cenário não é positivo para o presidente. Confira:

  • Negativo – 41% (eram 37% em janeiro)
  • Positivo – 27% (eram 31%)
  • Regular – 29% (eram 28%)

Além disso, para 53% dos participantes da pesquisa, o trabalho de Lula neste terceiro mandato é pior do que o realizado nas passagens anteriores do petista pelo Planalto. Apenas 20% afirmam que é melhor, enquanto outros 23% afirmam ser igual.

A Quaest entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. As perguntas foram feitas presencialmente em 120 municípios do País. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.



Por: Carta Capital

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Dois homens são presos suspeitos de furtarem 11 iPhones durante show em BH

Dois homens foram presos na madrugada deste domingo (27) suspeitos de furtarem celulares durante um show do cantor Gusttavo Lima que...

Real Madrid x Real Sociedad: onde assistir e horário do jogo pela Copa do Rei

Confira onde assistir e horário de Real Madrid e Real Sociedad; partida é válida pela volta das semifinais da Copa do Rei Compartilhe esta matéria Nesta...