spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Lupi pede demissão enquanto ala do PDT ameaça romper com governo


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Cleber Lourenço

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (2). A informação foi confirmada pelo ICL Notícias. A decisão foi tomada durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ocorre após semanas de pressão sobre sua permanência à frente da pasta.

Mais cedo, em conversa com o ICL Notícias, o deputado Mário Heringer, líder do PDT no Congresso e aliado próximo de Lupi, afirmou que a eventual saída do ministro poderia resultar no rompimento do PDT com a base do governo Lula. Questionado sobre a possibilidade de Lupi entregar o cargo ainda hoje, Heringer respondeu: “pode”.

Deputados da sigla admitem reservadamente que a relação com o governo tem sido marcada por frustrações, especialmente no que se refere à ocupação de espaços e à condução de políticas públicas relacionadas à pasta da Previdência.

Lupi e Lula

Lupi e a crise no INSS

A permanência de Lupi vinha sendo questionada internamente diante de avaliações críticas sobre sua gestão à frente da Previdência. Interlocutores do governo relatam dificuldades de articulação, falhas de comunicação e cobranças por entregas que não se concretizaram.

Além disso, a investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre fraudes no INSS fragilizou ainda mais sua posição. Embora a maior parte dos problemas identificados tenham origem em gestões anteriores, a resposta considerada insuficiente da atual administração acentuou o desgaste.

A própria CGU reconheceu que as fraudes no sistema previdenciário são estruturais e remontam a pelo menos 2019, mas esperava-se do atual ministério maior celeridade na implementação de mecanismos de controle e transparência.

Lupi, por sua vez, optou por manter o discurso de continuidade e evitar confrontos diretos com servidores e estruturas herdadas, o que desagradou a parte da base parlamentar.

Em nota o governo confirmou que o cargo será ocupado pelo ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência. A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União.



Fonte: ICL Notícias

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Novo presidente do Senado, Alcolumbre admite que anistia ‘não vai pacificar o país’

Eleito neste sábado (1º) como novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) comentou o projeto que pretende anistiar os condenados pelos atos de 8 de...

Preparação de novos promotores de Justiça do interior do Amazonas encerra com curso sobre princípios de gestão no MPAM

Atividade foi conduzida pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPAM, Lílian Maria Pires Stone, ontem à tarde Após mais de 30 dias de...

TVLAR inaugura megaloja e anuncia novidades para as próximas semanas

Grupo amazonense confirma nova unidade no Shopping Manaus ViaNorte, reinaugurações e lança TVLAR Empréstimos, nova empresa de soluções financeiras, para clientes e não-clientes. A TVLAR,...