spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Lupi pede demissão enquanto ala do PDT ameaça romper com governo


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Cleber Lourenço

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (2). A informação foi confirmada pelo ICL Notícias. A decisão foi tomada durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ocorre após semanas de pressão sobre sua permanência à frente da pasta.

Mais cedo, em conversa com o ICL Notícias, o deputado Mário Heringer, líder do PDT no Congresso e aliado próximo de Lupi, afirmou que a eventual saída do ministro poderia resultar no rompimento do PDT com a base do governo Lula. Questionado sobre a possibilidade de Lupi entregar o cargo ainda hoje, Heringer respondeu: “pode”.

Deputados da sigla admitem reservadamente que a relação com o governo tem sido marcada por frustrações, especialmente no que se refere à ocupação de espaços e à condução de políticas públicas relacionadas à pasta da Previdência.

Lupi e Lula

Lupi e a crise no INSS

A permanência de Lupi vinha sendo questionada internamente diante de avaliações críticas sobre sua gestão à frente da Previdência. Interlocutores do governo relatam dificuldades de articulação, falhas de comunicação e cobranças por entregas que não se concretizaram.

Além disso, a investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre fraudes no INSS fragilizou ainda mais sua posição. Embora a maior parte dos problemas identificados tenham origem em gestões anteriores, a resposta considerada insuficiente da atual administração acentuou o desgaste.

A própria CGU reconheceu que as fraudes no sistema previdenciário são estruturais e remontam a pelo menos 2019, mas esperava-se do atual ministério maior celeridade na implementação de mecanismos de controle e transparência.

Lupi, por sua vez, optou por manter o discurso de continuidade e evitar confrontos diretos com servidores e estruturas herdadas, o que desagradou a parte da base parlamentar.

Em nota o governo confirmou que o cargo será ocupado pelo ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência. A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União.



Fonte: ICL Notícias

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Datafolha: Lula bate Flávio Bolsonaro por 15 pontos no 2º turno

Por Igor Gielow (Folhapress) – Anunciado como candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

Tio de Michelle Bolsonaro é preso no DF por suspeita de envolvimento com grupo criminoso

  A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na quarta-feira (26) Gilberto Firmo...

Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta

Treinamento orienta os agentes de Defesa Civil dos municípios sobre protocolos e procedimentos para garantir a eficácia da simulação A Defesa Civil do Amazonas iniciou,...