spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Macron pode ser lembrado como líder que enfrentou a Rússia, diz professor


A Alemanha e a França discutem a necessidade de investir em um possível “guarda-chuva nuclear” em meio à ameaça russa, de acordo com o professor de relações internacionais na Universidade de São Paulo (USP), Kai Enno Lehmann.

O especialista também afirma que, por mais que a situação política de Emmanuel Macron não seja boa internamente, o foco nas políticas externas pode fazer com que ele deixe o governo de maneira positiva.

Situação de Macron

Lehmann analisa a situação da política interna francesa e destaca que, como Macron não se candidatará novamente, e tendo em vista a situação “ruim” do premiê no país, é possível focar nas questões externas envolvendo Vladimir Putin.

Em meio à ameaça de Vladimir Putin de usar armas nucleares caso a Ucrânia se torne um membro da OTAN, o posicionamento do líder francês pode fazer com que ele encerre o seu mandato no país como o presidente com coragem de enfrentar a Rússia.

Posicionamento alemão

Ainda segundo o especialista, o chanceler eleito da Alemanha, Friedrich Merz, sempre foi “claro” sobre a ameaça russa na Europa, diferente do antecessor, Olaf Scholz.

Para Lehmann, Merz tocou em assuntos importantes para a Guerra da Ucrânia, como a necessidade alemã de fornecer armamento para o país liderado por Volodymyr Zelenski.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Macron pode ser lembrado como líder que enfrentou a Rússia, diz professor no site CNN Brasil.



Fonte:CNN Brasil

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Walter Salles revela detalhes de documentário sobre Sócrates

Walter Salles, 68, confirmou que está trabalhando em um documentário sobre o ex-jogador Sócrates. Em workshop realizado no Doha Film Institute’s...

Lula procura partidos do centrão e quer vice do MDB para isolar Flávio Bolsonaro

Por Catia Seabra e Caio Spechoto (Folhapress) – O presidente Lula desencadeou uma...

Com batons e menções a Deus, bolsonaristas gritam por anistia aos golpistas de 8 de janeiro – Política – CartaCapital

Em um ato maior que o registrado no Rio de Janeiro em 16 de março, mas menor que outras manifestações da extrema-direita na...