GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Maioria das postagens é a favor da decisão que tornou Bolsonaro réu – Política – CartaCapital



Um levantamento feito pelo instituto de pesquisa e inteligência de dados Nexus mostra uma derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais após a decisão do Supremo Tribunal Federal de torná-lo réu – ao lado de outras sete pessoas – por conspiração para golpe de estado.

Segundo o levantamento, 56% das contas que manifestaram opinião sobre a votação se mostraram favoráveis às conclusões tomadas pelos ministros integrantes da Primeira Turma. Outros 44% criticaram o desfecho da votação, encerrada na quarta-feira 26.

O levantamento, porém, mostrou que a maioria das postagens sobre o caso (64%) adotaram tom neutro. Isso inclui, por exemplo, veículos de imprensa (tradicional e independente) e perfis de influenciadores que se limitaram a noticiar o caso.

A pesquisa mostra que a polarização política é mais forte no X (antigo Twitter), onde as postagens em tom neutro foram apenas 5% das manifestações totais. Entretanto, mesmo na rede de Elon Musk, o percentual de pessoas favoráveis superou as contrárias à decisão do STF (56% a 44%).

No Facebook e no Instagram, as  proporções são bem mais altas de conteúdos neutros (69% e 67%, respectivamente). Em ambas, quando levados em conta só os conteúdos opinativos, mais pessoas estão a favor da decisão do Supremo do que o grupo que se diz contrário.

Direita se mobiliza

Apesar de um maior volume de perfis demonstrarem apoio à decisão do STF, os comentários contrários geraram maior engajamento. Segundo a pesquisa, as postagens críticas somaram mais de 50% das interações (respostas de outros usuários).

“Os dados mostram que a mobilização de publicadores foi maior entre os apoiadores da condenação, enquanto a mobilização das pessoas em geral se deu em movimento contrário, pois os posts críticos à decisão do STF representaram mais da metade do total de interações. Isso mostra que os críticos de Bolsonaro até se mobilizaram mais para publicar sobre o tema, mas foram os perfis de direita que se mobilizaram melhor para gerar conversas digitais a respeito do tema”, afirma Marcelo Tokarski, diretor-executivo da empresa que fez o levantamento.



Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Visita ao último igarapé limpo de Manaus emociona estudantes

Kiuya, aluna da rede pública de ensino de Manaus (AM), em visita ao igarapé Água Branca (Ricardo Oliveira/Cenarium) ...

PMI composto do Reino Unido supera expectativas e sobe a 52, diz S&P Global

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido subiu de 50,5 em fevereiro para...

NASA desenvolve ventilador espacial para resolver problema desconhecido fora da Terra

Quando pensamos no espaço, imaginamos um ambiente silencioso e vasto, sem sinais de vida ou som. Mas, surpreendentemente, para os astronautas nas naves espaciais,...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo