spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

maioria do País rejeita anistia a golpistas do 8 de Janeiro – Política – CartaCapital



Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira 7 aponta que 56% dos brasileiros rejeitam uma eventual anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023, enquanto 37% a defendem, 6% afirmam não saber e 2% se dizem indiferentes.

Há uma divisão, porém, sobre o tamanho das penas impostas: 34% consideram adequada a sentença de 17 anos de prisão fixada para alguns condenados, 36% acham que ela deveria ser menor e 25% avaliam que ela deveria ser maior. Apenas 5% responderam não saber.

Os números variam, por óbvio, a depender da inclinação ideológica do entrevistado. Para 72% dos simpatizantes do PL, por exemplo, deveria haver anistia, mas 90% de psolistas e 68% de petistas rechaçam a ideia.

O instituto entrevistou 3.054 eleitores de 172 cidades entre 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O perdão a golpistas foi o mote do ato protagonizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo no domingo 6, ao qual compareceram cerca de 45 mil pessoas, segundo uma estimativa do Monitor do Debate Político, vinculado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Aliados do ex-capitão tentam forçar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar a urgência do projeto de lei da anistia, mas a estratégia não tem surtido efeito. Nesta segunda, o deputado disse ser necessária “sensibilidade para corrigir algum exagero”, em referência às penas do 8 de Janeiro, mas afirmou que a anistia “não é a pauta única do Brasil”.

“Nós não podemos nos dar, diante de um Brasil que tem tantos desafios pela frente, esse cenário internacional, os nossos problemas internos, nos dar o luxo de achar que, aumentando uma crise institucional, nós vamos resolver esse problema”, declarou Motta, em um evento na Associação Comercial de São Paulo.



Por: Carta Capital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

OCDE melhora projeções do PIB para o Brasil, mas alerta para desafios estruturais

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) elevou a projeção...

COP30 Manaus avança na pauta climática e inicia conclusão da primeira célula do aterro sanitário municipal, marco da transição energética na Amazônia

  Às vésperas da COP30, que será realizada nos próximos dias em Belém (PA), o prefeito David Almeida vistoriou, nesta quinta-feira, 6/11, o andamento das...