spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Maioria dos brasileiros é contra anistia para golpistas do 8 de janeiro, mostra Quaest – Política – CartaCapital


No dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reúne apoiadores em um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, para pedir anistia aos envolvidos no quebra-quebra em Brasília em 8 de janeiro de 2023, uma pesquisa divulgada pelo instituto Quaest mostra que a maioria dos brasileiros é contra o perdão aos golpistas.

Segundo o levantamento da Quaest, feito em parceria com a Genial Investimentos, 56% das pessoas defendem que os condenados por participação nos atos devem seguir presos e cumprir as penas. Para 18%, eles jamais deveriam ter sido presos. Outros 16% avaliam que eles deveriam ser soltos, pois já ficaram presos por tempo demais.

Imagem

A pesquisa traz outros dados ruins para Jair Bolsonaro. Quando perguntadas se o ex-presidente participou do planejamento da tentativa de golpe, 49% das pessoas responderam que sim, contra 35% que afirmaram que não. Os índices são idênticos aos registrados em dezembro do ano passado, quando a Quaest fez pesquisa semelhante.

Imagem

Por consequência, a maioria das pessoas (52%) diz que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o capitão reformado réu é justa. Os que acham que a decisão foi injusta somam 36%.

Imagem

Polarização

Quando os participantes da pesquisa são separados por grupos de acordo com a votação no segundo turno das eleições de 2022, fica clara a polarização da sociedade brasileira. Para 80% dos eleitores de Lula, por exemplo, é justa a decisão do STF sobre Bolsonaro. Entre os que votaram em Bolsonaro, só 16% concordam. A balança pende contra o capitão reformado também entre os que anularam ou não votaram: 51% dizem que a decisão foi correta, contra 30% que discordam.

Imagem

A Quaest ouviu 2.004 pessoas, em entrevistas presenciais realizadas entre 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Por: Carta Capital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Tragédia em AL: “vivemos um luto coletivo”, diz moradora

A dor tomou os olhares dos moradores de União dos Palmares (AL), que vivem o luto coletivo após a morte de 18 pessoas em...

Brasil tem 17 cientistas em lista dos mais citados do mundo, 1 a mais do que em 2024

Por Ana Bottallo  (Folhapress) – Dezessete cientistas que atuam no Brasil estão entre...

Braskem inagura terminal de etano no México

A Braskem anunciou nesta quarta-feira (07) que inaugurou seu terminal de etano no México.O projeto levou anos para ficar pronto e...