Há também a presença de nuvens convectivas, com possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte (Créditos: Izaías Godinho/CENARIUM)
08 de março de 2025
Izaías Godinho – Da Cenarium
MANAUS (AM) – A Defesa Civil do Estado publicou um alerta sobre a possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada. A previsão é que, por conta da presença de nuvens convectivas sobre a Região Metropolitana de Manaus, a previsão, publicada nesta sábado, 7, aponta que outros municípios do Amazonas serão impactados pelo clima.
De acordo com as imagens de radar, registradas pelo órgão, há também a presença de nuvens convectivas, com possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. Há também os riscos de trovoadas e acumulo significativo de precipitação, o que eleva os riscos de desastres como deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos.
Os outros municípios que podem ser impactados com as fortes chuvas são: Careiro da Várzea, Careiro, Autazes, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Itacoatiara, e Silves.
Nas primeiras horas do dia, os moradores de Manaus acordaram em meio a fortes chuvas que já cessaram de forma gradual. Até as 11h deste sábado, a cidade está parcialmente nublada e com chuvas moderadas.
Segundo a previsão do Instituo Nacional de Meteorologia (INMET), no Amazonas devem ser formadas ao longo do dia, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com mínima de 23°C e máxima de 32°C.
A Defesa Civil, nas redes sociais, reforça a importância de a população seguir as recomendações do plano de contingência municipal. Em caso de emergência, os moradores devem acionar os órgãos competentes pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Chuvas até abril
De acordo com a análise, a previsão climática para o trimestre de fevereiro a abril de 2025 indica chuvas dentro da normalidade na faixa leste do estado, com volumes acima da média nas regiões oeste e sudoeste. As temperaturas devem permanecer dentro da média histórica, exceto no extremo norte, onde há expectativa de valores ligeiramente abaixo do normal.
No monitoramento hidrológico, os dados apontam que a maioria das bacias do estado está em processo de enchente. Em algumas estações, como nos municípios Manaus e Parintins, os níveis seguem dentro da normalidade. No entanto, o Rio Solimões registrou um período de vazante em janeiro devido a anomalias negativas de precipitação, mas já apresenta sinais de recuperação.
Leia mais: Homem fica ferido e outro desaparece em igarapé durante chuva em Manaus
Fonte: Agência Cenarium