Manaus sedia lançamento da rede nacional ‘Liga Steam’ na região Norte

Manaus foi palco, nesta quinta-feira, 25/9, do lançamento da rede nacional ‘Liga Steam’ na região Norte do Brasil. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e reuniu educadores, gestores e representantes nacionais com o objetivo de fortalecer a abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) como estratégia de transformação da educação nas escolas públicas.

O subsecretário de Gestão Educacional, Arone Bentes, destacou a importância que a gestão municipal atribui a ações voltadas à melhoria da educação para os mais de 250 mil estudantes da rede municipal de ensino.

“Este evento mostra o compromisso da prefeitura, por meio da Semed, com a educação. Estamos aqui demonstrando a convergência de experiências e esforços para promover uma educação pública de qualidade, enfrentando o maior inimigo: a ignorância”, afirmou.

A programação, realizada em formato de imersão nos turnos matutino e vespertino, incluiu credenciamento, abertura oficial e partilha de experiências com projetos Steam já desenvolvidos nas escolas da rede municipal. Entre os destaques estiveram o painel Inspirador, que discutiu o papel da liderança e da inteligência artificial na educação; oficinas práticas com kits de robótica; e uma sessão de “Design Thinking”, na qual educadores cocriaram soluções voltadas ao futuro da abordagem Steam.

O gerente de Tecnologias Educacionais da Semed, Austônio Queiroz, explicou que Manaus foi escolhida para sediar o lançamento da “Liga Steam” no polo Norte devido ao protagonismo da rede municipal em práticas pedagógicas inovadoras.

“Este lançamento representa o fortalecimento da abordagem Steam, que é aplicada cada vez mais para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes. Iniciamos com cinco projetos e, hoje, já contamos com 25, número que tende a crescer nos próximos anos”, destacou.

Para o coordenador dos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs), da escola municipal Nova Vida, Agnaldo Araújo da Silva, a participação no projeto tem viabilizado ações práticas de sustentabilidade nas escolas.

“Com o apoio da Semed, foi possível criar uma horta de plantas medicinais, revitalizar o refeitório escolar e desenvolver lixeiras automáticas com sensores programados pelos próprios alunos. Essas iniciativas transformam os espaços escolares e incentivam a preservação ambiental”, explicou.

Representando a rede nacional “Liga Steam”, a gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal, Catarina Lutero, reforçou o alcance da proposta no âmbito nacional.

“Desde 2022, já alcançamos todos os Estados brasileiros, com mais de 18 mil professores participantes. A rede nacional busca integrar educadores de diferentes regiões, para que os desafios locais sejam pensados coletivamente e transformados em projetos inovadores”, afirmou.

— — —

Texto – Alexandre Abreu/ Semed

Foto – Divulgação/ Semed

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

Guilherme Jeronymo – da Agência Brasil O técnico Carlos Alberto Parreira, de 83...

Número de mortos por terremoto na Venezuela sobe para 1.450

Os terremotos ocorridos na...

Amazonas Repórter

Tudo

Ofertas do dia: garanta seu novo mouse com descontos imperdíveis!

Confira uma seleção de mouses em oferta na Amazon e aproveite os descontos para economizar na sua compra! Compartilhe esta matéria Hoje é o dia...

Formação dos policiais deixa a desejar, avalia especialista

O governo federal enviou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na última terça-feira (8)....

TCE-AM discutirá hiperatividade e TDAH nesta sexta-feira (21)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta sexta-feira (21), uma roda de conversa sobre transtornos de aprendizagem. Promovido no auditório da...