spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Marinha dos EUA detectou implosão de submarino da OceanGate dias atrás, diz jornal

Sistema de detecção usado foi projetado para captar sinais de submarinos inimigos. Cinco pessoas morreram durante expedição turística aos destroços do Titanic.

Um navio da marinha dos Estados Unidos detectou o som da implosão do submarino da OceanGate dias atrás, de acordo com o jornal “The Wall Street Journal”, nesta quinta-feira (22). O barulho foi captado pelo sistema de acústica da embarcação poucas horas após o submarino mergulhar no Atlântico Norte no domingo (18).

“A Marinha dos EUA conduziu uma análise de dados acústicos e detectou uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas”, disse um oficial da marinha dos EUA ao jornal.

“Embora não sejam definitivas, essas informações foram imediatamente compartilhadas com o Comandante do Incidente para auxiliar na missão de busca e resgate em andamento”, afirmou o oficial.

As autoridades comunicaram nesta quinta que os cinco tripulantes do submersível morreram após o veículo implodir. O destino do submarino era ir até os destroços do Titanic, a quase 4 mil metros de profundidade em uma expedição turística.

As investigações para explicar os motivos do incidente continuam.

Nesta quinta, a Guarda Costeira dos EUA afirmou que a implosão deve ter gerado um som forte, mas que esse barulho não foi captado pelos navios e sonares que participavam da operação de resgate. Isso sugere que a implosão ocorreu antes do começo da operação.

Os ruídos que foram captados pelas equipes de buscas nos últimos dias aparentemente não tinham nenhuma relação com o submersível.

A implosão foi confirmada porque os destroços que foram achados mostram que a cabine que protegia as pessoas da pressão do mar foi perdida. Ainda não se sabe em qual momento e por qual motivo a embarcação implodiu.

Foram encontrados um cone que ia na frente do submarino, além de um pedaço da parte da frente e outro da parte de trás da cabine de pressão.

As peças foram encontradas a cerca de 500 metros dos destroços do Titanic e estavam a uma profundidade de cerca de 4.000 metros.

Não se sabe ainda se haverá uma busca pelos corpos. O local é muito inóspito, segundo as autoridades.

Anúncio da morte

Pouco antes da entrevista coletiva da Guarda Costeira, a OceanGate, a empresa do submarino, afirmou em um comunicado que todos os passageiros tinham morrido.

As vítimas são:

  • o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
  • o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
  • Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
  • o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
  • e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Fase da Lua hoje: 20/04/2025

Qual fase a Lua está hoje, 20 de abril de 2025? Confira e veja o calendário completo para o mês de abril de...

Ministério Público do Amazonas prestigia inauguração do novo Fórum de Justiça de Iranduba

Inauguração marca o fortalecimento do sistema de Justiça em Iranduba; MPAM também se prepara para entregar sua sede reformada no município Com a presença do...