spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Mendonça é 1º no STF a celebrar indicação de Lula e diz que Messias é nome qualificado


Por Victoria Azevedo

(Folhapress) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça elogiou a indicação de Jorge Messias para uma vaga no Supremo, cumprimentou o presidente Lula (PT) pela escolha e disse que ajudará o chefe da AGU (Advocacia-Geral da União) no diálogo com senadores.

“Parabenizo o Min. Messias pela indicação ao Supremo. Trata-se de nome qualificado da AGU e que preenche os requisitos constitucionais. Assim, também cumprimento o presidente da República por sua indicação. Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos Senadores”, escreveu Mendonça em seu perfil no X (ex-Twitter).

Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2021, mas mantém boa relação com Messias. Os dois são evangélicos e servidores da AGU. O ministro é o primeiro integrante da Suprema Corte a celebrar a indicação de Lula.

O petista oficializou a escolha do chefe da AGU nesta quinta (20) para vaga aberta na corte com a saída de Luís Roberto Barroso, após se reunir com ele no Palácio da Alvorada, em Brasília, pela manhã.

Outro ministro do STF a parabenizar o novo colega foi Gilmar Mendes, com elogios e votos de sucesso a Messias.

“À frente da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias demonstrou notável espírito público, pautando-se sempre pelo diálogo institucional com o Tribunal e pela firme defesa da democracia brasileira. Desejo-lhe sucesso na sabatina”, escreveu no X (antigo Twitter).

IOF

Nome de Messias contraria Alcolumbre

A indicação de Messias, no entanto, contraria uma ala importante da corte, composta pelos ministros Gilmar Mendes, Flávio Dino e Alexandre de Moraes, e também o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Alcolumbre tinha demonstrado preferência pelo nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um de seus aliados mais próximos, e ficou contrariado com a escolha.

Como a Folha de S.Paulo mostrou, a análise no entorno do presidente do Senado é que a relação entre Alcolumbre e Lula fica abalada com a escolha do chefe do Planalto por Messias. O senador foi, ao menos até o momento, um dos principais aliados do governo petista.

A indicação de nomes para vagas na Suprema Corte são prerrogativas da Presidência da República, mas os nomes precisam ser chancelados pelos senadores. Cabe ao Senado aprovar a indicação do presidente para o STF, e para isso é necessário o apoio mínimo de 41 dos 81 senadores, em votação secreta.

Integrantes do governo reconhecem que o nome de Messias enfrenta resistências no Senado, mas dizem acreditar que agora, já oficializada a indicação, começarão as conversas individuais com os parlamentares.





ICL – Notícias

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Ministério Público pede revogação de leis delegadas editadas pela Prefeitura de Coari

Órgão considera inconstitucional dispositivo que transferia competências da Câmara Municipal ao Executivo Em recomendação encaminhada à Câmara Municipal e à Prefeitura de Coari, o Ministério...

Julia Zanatta envia R$396 mil em emenda pix para obra em praça com nome do avô

A deputada federal Júlia Zanatta, que tem uma das suas emendas pix...

Mauro Cid: a trajetória do ajudante de ordens que virou delator

Com um currículo acadêmico vasto e mais de 20 anos de atuação militar, o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, de 45 anos, está...