‘Método Janones’ como arma contra a extrema direita mundial pode funcionar?


Por Lucas Estanislau, Maria Teresa Cruz e Monyse Ravena – Brasil de Fato

A vitoriosa estratégia de mobilização digital da esquerda brasileira, que garantiu uma virada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Flávio Bolsonaro (PL) nas eleições, colocou a extrema direita ao redor do mundo de joelhos. Galvanizada pelo Exército do Lula, canal criado pelo deputado federal André Janones (Rede-MG), a vitória do campo democrático brasileiro desafiou a ingerência do governo Donald Trump, a ação direta de big techs como a Meta e até da Justiça Eleitoral, presidida por um aliado do bolsonarismo, que tomou decisões controversas que afetaram a organização digital da campanha.

Em participação no podcast de política internacional do Brasil de Fato, O Estrangeiro, o analista geopolítico e pesquisador Marco Fernandes afirma que a esquerda “venceu a batalha no campo adversário com juiz adversário, com algoritmo adversário”.

Segundo Fernandes, o sucesso do método digital de Janones foi “transformar as redes sociais num instrumento organizativo”, conseguindo viralizar as mensagens por meio de missões diárias e conectar o engajamento digital à mobilização nas ruas. “Nossos dois grandes orgulhos, durante muito tempo, eram o futebol e as novelas. A gente tem agora um outro orgulho para vender, que é a nossa capacidade de derrotar a extrema direita nas redes e nas ruas”, afirma.

O pesquisador lembra que o canal de Janones terminou o primeiro turno com pouco mais de 50 mil seguidores, alcançando a incrível marca de mais de 10 milhões em menos de três semanas. “As interações ligadas ao Lula cresceram nessas três semanas 400%, mais de 400%. Foi um tsunami”, resume.

Questionado sobre a viabilidade de replicar essa experiência em outros países, como Argentina, Espanha e México, Fernandes pondera que a fórmula funciona “em parte sim, em parte talvez não”, muito em virtude de realidades locais muito particulares.

Ele explica que a lógica binária favorecida pelos algoritmos encontra obstáculos, por exemplo, na Espanha, onde não há segundo turno. “A Espanha, por exemplo, não tem segundo turno. Você vai voltar para o parlamento e é uma votação só”, conta. Já na França, Marco Fernandes acredita que só se houver dois turnos a tática de Janones pode funcionar. “Se o Mélenchon passar para segundo turno, você vai ter de novo dois campos em disputa”, avalia.

“Se eu fosse o Janones, eu centraria fogo na América Latina, porque aqui nós estamos precisando e aqui é que nós vamos ganhar essa batalha de fato da extrema direita”, defende, lembrando das dinâmicas sociais semelhantes.

Fernandes alerta para os riscos de travar a disputa política em espaços controlados por corporações estrangeiras, observando que as big techs aprendem rapidamente com essas táticas e tendem a criar mecanismos para reter novos contornos nos algoritmos. “Nós estamos falando de uma plataforma de transmissão de ideias, de debates, que tem mecanismos que são fechados, que a gente não sabe como é que funcionam. Ora, isso é absolutamente contraditório com a democracia”, critica.

Para ele, assim como o Sul Global discute a desdolarização, “é urgente promover uma ‘desyoutubização’”, em referência ao YouTube, ao criticar a dependência das plataformas como espaço e meio de informação, enfrentando assim a concentração do setor tecnológico.

Marco Fernandes traça um paralelo entre a dependência do dólar e a concentração de poder por meio do controle da informação que tem as big techs. “As reservas mundiais de moeda estrangeira, 57% são em dólar, ou seja, ainda é a maioria absoluta. As três maiores companhias de nuvens, que são a Meta, a Google e a Microsoft, têm 63% das nuvens. E a Meta, a Google e a Amazon têm mais de 60% da publicidade. Ou seja, a concentração nas plataformas de redes sociais é maior do que a concentração do dólar na economia mundial. E a gente precisa tomar uma providência em relação a isso”, alerta.

Como alternativa para superar o domínio das multinacionais de tecnologia no Brasil, Fernandes defendeu o uso de ferramentas públicas existentes. “O Pix pode ser a base, a tecnologia do Pix pode ser a base para uma plataforma, um chat brasileiro”, sugere, ao lembrar que mais de 80% da população brasileira utiliza o Pix.

“O Pix tem a nossa digital eletrônica, quem somos nós, identificação e tal. O Pix, que é público, estatal, poderia ser a base para fazer a mesma coisa que WeChat faz na China, que é, além de chat, também você compra coisas, você pega táxi, você aluga um hotel, tudo isso você faz no chat. É um hub de serviço também. O Pix poderia se transformar nisso”, argumenta.





ICL – Notícias

Bancos terão de investir R$ 16 milhões em educação financeira após Desenrola 2.0

Os bancos participantes do Desenrola 2.0 deverão destinar R$ 16 milhões a...

Instituto prevê impacto fiscal de R$ 40 bilhões com medidas de Lula

As medidas anunciadas durante...

Brasil tem cinco regiões de recifes de corais costeiros sob ameaça

Cinco ecorregiões de recifes...

Amazonas Repórter

Tudo

Sabá Reis assume presidência do PDT no Amazonas em cerimônia na Aleam

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realiza no próximo dia 6 de fevereiro a cerimônia de posse da nova Executiva Estadual no Amazonas. O ato marcará oficialmente a...

Militar é agredido e detido por assediar agente da PM em bloco de carnaval em SP

Um cadete do Exército foi detido após o encerramento de um megabloco...