spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Milhares de criaturas estranhas aparecem em praia dos EUA


Milhares de colônias de “velejadores-do-vento” surgem em praias da Califórnia, levadas por ventos e mudanças nas correntes marítimas

shutterstock_724582408-1920x1080
(Imagem: Dee Browning / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

Milhares de criaturas marinhas de aparência incomum estão chamando a atenção ao surgirem em grande número nas praias da Califórnia, nos Estados Unidos. Os animais, de coloração azul e textura gelatinosa, começaram a se acumular no último domingo (30) em diversas faixas de areia da região da baía de São Francisco, provocando curiosidade entre frequentadores e especialistas.

Esses organismos são conhecidos como “velejadores-do-vento” (nome científico Velella velella) e, apesar de se assemelharem a águas-vivas, estão mais próximos da caravelas-portuguesas (Physalia physalis). Cada indivíduo mede até 10 centímetros e é, na verdade, uma colônia formada por centenas de pequenos organismos que desempenham funções específicas.

Velella velella
Criatura fica na superfície da água e usa o vento dos oceanos como locomoção (Imagem: Andrea Izzotti / Shutterstock.com)

Transporte dos animais curiosos ocorre pelo vento e correnteza

  • Dotadas de uma vela em forma de “S” que fica na superfície da água, essas criaturas usam o vento para se locomover pelos oceanos, enquanto tentáculos curtos pendem abaixo da superfície para capturar presas.
  • Contudo, por dependerem exclusivamente da ação dos ventos e correntes, frequentemente acabam encalhadas nas praias quando há mudanças bruscas no clima.
  • Segundo Jennifer Stock, especialista em educação do santuário marinho Greater Farallones, esse fenômeno coincide com o início do período conhecido como “temporada de ressurgência” na costa oeste dos EUA.
  • “O verdadeiro começo e fim desse período muda a cada ano, mas a presença dos velejadores indica uma mudança nos ventos e nas correntes”, afirmou à SFGate.

Leia mais:

Fenômeno associado a tempestades e ventos costeiros

O aparecimento em massa dessas criaturas no Hemisfério Norte costuma acontecer na primavera e no começo do verão. Vivendo normalmente em mar aberto, elas são empurradas em direção ao litoral por tempestades e ventos costeiros. Como não conseguem se movimentar por conta própria, ficam presas na areia até serem levadas de volta pela maré ou morrerem.

Velella
Ao ser levada pelo vento e correnteza para terra-firme, estas criaturas têm dois destinos possíveis: são levadas de volta ao mar pela maré, ou morrem na praia (Imagem: Kelly Nine / Shutterstock.com)

De acordo com o oceanógrafo Raphael Kudela, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, a situação pode se repetir nos próximos dias. “Se tivermos um sistema de alta pressão, que normalmente traz céu claro e está associado à ressurgência, elas vão se concentrar perto da costa”, explicou ao portal KQED. “Basta uma quebra nesse sistema — como a chegada de uma frente fria — para que uma grande quantidade delas acabe sendo levada para as praias.”

Kudela também destacou o impacto visual do fenômeno: “É meio impressionante de ver. Elas são realmente bonitas”. Apesar disso, especialistas alertam que o contato com os animais deve ser feito com cuidado, já que sua peçonha, embora leve, pode causar irritações, principalmente se houver contato com os olhos ou o rosto.


Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.




Fonte: Olhar Digital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Decreto de Lula muda regras do Bolsa Família e restringe acesso a famílias de uma pessoa – Política – CartaCapital

O presidente Lula (PT) assinou um decreto endurecendo as regras para a concessão do Bolsa Família. A iniciativa busca reduzir as fraudes no...

Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula

A restrição ao uso de celulares em sala de aula, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos...

Governo de SC justifica ao STF fim das cotas dizendo ser estado ‘mais branco do país’

Publicada originalmente às 18h39 de 29/01/2026* Por Bruno Lucca (Folhapress) — Em suas explicações...