GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
domingo, abril 6, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Milhares de criaturas estranhas aparecem em praia dos EUA


Milhares de colônias de “velejadores-do-vento” surgem em praias da Califórnia, levadas por ventos e mudanças nas correntes marítimas

shutterstock_724582408-1920x1080
(Imagem: Dee Browning / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

Milhares de criaturas marinhas de aparência incomum estão chamando a atenção ao surgirem em grande número nas praias da Califórnia, nos Estados Unidos. Os animais, de coloração azul e textura gelatinosa, começaram a se acumular no último domingo (30) em diversas faixas de areia da região da baía de São Francisco, provocando curiosidade entre frequentadores e especialistas.

Esses organismos são conhecidos como “velejadores-do-vento” (nome científico Velella velella) e, apesar de se assemelharem a águas-vivas, estão mais próximos da caravelas-portuguesas (Physalia physalis). Cada indivíduo mede até 10 centímetros e é, na verdade, uma colônia formada por centenas de pequenos organismos que desempenham funções específicas.

Velella velella
Criatura fica na superfície da água e usa o vento dos oceanos como locomoção (Imagem: Andrea Izzotti / Shutterstock.com)

Transporte dos animais curiosos ocorre pelo vento e correnteza

  • Dotadas de uma vela em forma de “S” que fica na superfície da água, essas criaturas usam o vento para se locomover pelos oceanos, enquanto tentáculos curtos pendem abaixo da superfície para capturar presas.
  • Contudo, por dependerem exclusivamente da ação dos ventos e correntes, frequentemente acabam encalhadas nas praias quando há mudanças bruscas no clima.
  • Segundo Jennifer Stock, especialista em educação do santuário marinho Greater Farallones, esse fenômeno coincide com o início do período conhecido como “temporada de ressurgência” na costa oeste dos EUA.
  • “O verdadeiro começo e fim desse período muda a cada ano, mas a presença dos velejadores indica uma mudança nos ventos e nas correntes”, afirmou à SFGate.

Leia mais:

Fenômeno associado a tempestades e ventos costeiros

O aparecimento em massa dessas criaturas no Hemisfério Norte costuma acontecer na primavera e no começo do verão. Vivendo normalmente em mar aberto, elas são empurradas em direção ao litoral por tempestades e ventos costeiros. Como não conseguem se movimentar por conta própria, ficam presas na areia até serem levadas de volta pela maré ou morrerem.

Velella
Ao ser levada pelo vento e correnteza para terra-firme, estas criaturas têm dois destinos possíveis: são levadas de volta ao mar pela maré, ou morrem na praia (Imagem: Kelly Nine / Shutterstock.com)

De acordo com o oceanógrafo Raphael Kudela, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, a situação pode se repetir nos próximos dias. “Se tivermos um sistema de alta pressão, que normalmente traz céu claro e está associado à ressurgência, elas vão se concentrar perto da costa”, explicou ao portal KQED. “Basta uma quebra nesse sistema — como a chegada de uma frente fria — para que uma grande quantidade delas acabe sendo levada para as praias.”

Kudela também destacou o impacto visual do fenômeno: “É meio impressionante de ver. Elas são realmente bonitas”. Apesar disso, especialistas alertam que o contato com os animais deve ser feito com cuidado, já que sua peçonha, embora leve, pode causar irritações, principalmente se houver contato com os olhos ou o rosto.


Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Amazonas é o segundo estado onde a maioria é composta por pessoas em situação de pobreza

A maioria da população de nove estados,  segundo levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), segue na pobreza, ou seja, vive com uma...

Primeira sessão do TCE-AM sob presidência da conselheira Yara Lins dos Santos analisa 58 processos

A primeira sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) com condução da conselheira-presidente Yara Lins dos Santos teve a análise de...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo