spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Militares chineses iniciam exercícios de tiro real perto de Taiwan


Militares chineses praticaram ataques com fogo real no Mar da China Oriental, durante a execução de exercícios surpresa perto de Taiwan, disse o Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular (PLA) em um comunicado nesta quarta-feira (2).

As forças armadas da China lançaram exercícios, apelidados de “Strait Thunder-2025A”, nas áreas central e sul do Estreito de Taiwan na quarta-feira, com foco em testar as capacidades das tropas de “bloqueio e controle conjuntos” e “ataques de precisão em alvos-chave”, disse o Coronel Sênior Shi Yi.

Como parte dos exercícios, que não foram anunciados com antecedência, o exército terrestre do Comando do Teatro Oriental conduziu “exercícios de ataque de longo alcance com fogo real em áreas designadas do Mar da China Oriental”, segundo o comunicado.

 

“Os exercícios envolveram ataques de precisão em alvos simulados, como portos e instalações de energia importantes, e alcançaram os resultados pretendidos”, acrescentou Shi.

Os exercícios de quarta-feira ocorreram após o PLA conduzir exercícios conjuntos envolvendo seu exército, marinha, força aérea e força de foguetes ao redor de Taiwan “de várias direções” na terça-feira (1º).

Esses eventos acontecem dias após o chefe de defesa dos EUA, Pete Hegseth, prometer conter a “agressão da China” em sua primeira visita à Ásia.

O Comando do Teatro Oriental disse que os exercícios foram um “aviso severo e forte dissuasão contra as forças separatistas da ‘Independência de Taiwan’”, chamando-os de “ação legítima e necessária para salvaguardar a soberania e a unidade nacional da China”.

Para Taiwan, uma democracia de cerca de 23 milhões de pessoas que fica a aproximadamente 129 quilômetros da China, os exercícios são o mais recente lembrete da ameaça que vem de seu vizinho, que reivindica a ilha como sua e prometeu tomá-la à força, se necessário.

Taiwan denunciou os exercícios como uma “provocação irracional” e acusou a China de ser uma “encrenqueira”.

Os Estados Unidos, o maior apoiador internacional de Taiwan, condenaram o que chamaram de “ameaças irresponsáveis ​​da China e operações de pressão militar perto de Taiwan”.

“As crescentes táticas de intimidação militar da China servem apenas para exacerbar as tensões e minar a paz e a estabilidade entre os dois lados do Estreito”, disse o Departamento de Estado em uma declaração.



Fonte: CNN Brasil

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Trump é citado em novos e-mails de Jeffrey Epstein divulgados pela Câmara dos EUA

O nome de Donald Trump aparece em uma série de e-mails inéditos...

Febraban Tech 2025 prepara palestras sobre avanço das stablecoins e Drex no Brasil

O evento Febraban Tech 2025 prepara várias palestras para junho de 2025, e deve abordar temas como o avanço das stablecoins e até...