GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25 C
Manaus
domingo, maio 18, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Mina de ouro descoberta na China pode ser a maior do mundo e mudar economia global

[ad_1]

Uma mina de ouro descoberta na China no final de 2024 pode ser considerada a maior do mundo após ser revelado que a jazida contém mil toneladas do metal, localizadas a profundidades de até três mil metros. Inicialmente, foi anunciado que foram encontradas 300 toneladas de ouro.

O ouro é um dos metais preciosos mais valorizados e atualmente, a China já é líder na produção mundial do metal. Somente em 2023, o país extraiu 370 toneladas de ouro . De acordo com o Conselho Mundial do Ouro, cerca de 10% da produção global desse ano foi de origem chinesa.

China

China já é líder na produção mundial de ouro.

Um relatório da agência estatal Xinhua estima que as milhões de toneladas de ouro da mina supergigante estão avaliadas em aproximadamente US$ 83 bilhões , o equivalente a R$ 483 bilhões. A mina apresenta uma média de 138 gramas de ouro por tonelada de minério.

A descoberta pode aumentar a oferta de ouro no mercado internacional e impactar a economia do planeta. Especialistas aponta que o volume pode afetar as economias que dependem da exportação de metal, os países que possuem reservas de ouro como último recurso financeiro e investidores que aplicam seus recursos nesse ativo.

Impacto na China

Por outro lado, há expectativas de que a descoberta provoque impactos positivos na macroeconomia chinesa e também beneficie as comunidades vizinhas da província de Hunan, onde está localizada a mina.

Um estudo sobre os impactos da mineração na pobreza e na desigualdade, realizado por Loayza e Rigolini, apontou que províncias com atividade mineradora tendem a ter maior consumo per capita e redução da pobreza. A mineração, porém, pode provocar problemas sociais, como deslocamentos populacionais e desigualdade econômica, além dos impactos ambientais.

De acordo com a agência Reuters, embora a China já seja o maior produtor de ouro do mundo, responsável por cerca de 10% da produção global em 2023, sua demanda supera amplamente a produção interna. O país consome cerca de três vezes mais ouro do que é capaz de extrair, o que o obriga a depender significativamente de importações de nações como Austrália e África do Sul.

[ad_2]

Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Martha Falcão Wyden destaca vencedores do Pirarucurta 2023

Conheça os vencedores da 5ª edição do Festival Audiovisual Universitário O Festival Audiovisual Universitário promovido pela Faculdade Martha Falcão Wyden, por meio do curso de...

“Encontro de Tenores do Brasil” reúne grandes nomes do canto erudito, em comemoração ao Dia Mundial da Ópera

O Teatro Amazonas reúne grandes nomes nacionais e internacionais do canto erudito, no dia 25 de outubro, no “XII Encontro de Tenores do Brasil”....

Justiça afasta servidor da Zoonose do DF que agrediu cão resgatado

A Justiça determinou o afastamento de um servidor da Zoonoses do Distrito Federal, na quarta-feira (19), após ele ser indiciado por maus-tratos. A...
spot_imgspot_img