Marcela Leiros – Da Cenarium
MANAUS (AM) – A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, comparou o senador Plínio Valério (PSDB/AM) a psicopatas após o parlamentar fazer declarações consideradas misóginas em relação a ela. Durante cerimônia da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-AM), Valério afirmou que era difícil “tolerar” ouvir Marina por mais de seis horas sem “enforcá-la”. A fala do senador gerou repercussão e críticas.
Marina Silva rebateu Plínio Valério em entrevista ao programa “Bom dia, Ministra”, na manhã desta quarta-feira, 19. Segundo ela, “só psicopatas brincam com a vida da pessoa”, referindo-se diretamente ao comportamento do parlamentar que, após ser questionado pela CENARIUM, afirmou que a declaração foi em “tom de brincadeira”.
“Com a vida dos outros não se brinca. Quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaça aos outros, de brincadeira e rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso“, disse a ministra.
Na entrevista, Marina Silva ainda declarou que o senador não falaria da mesma forma com um homem, e que algumas divergências políticas deveriam ficar no espaço político e não no campo da incitação à violência.
“Dificilmente talvez isso fosse dito se o debate fosse com um homem, é dito porque é com uma mulher, é dito porque é com uma mulher, uma mulher preta, uma mulher de origem humilde e uma mulher que tem uma agenda que em muitos momentos confronta os interesses de alguns que, no meu entendimento, deveria ficar apenas no espaço da divergência política e não no incentivo à violência“, acrescentou.
Plínio Valério esteve em Manaus, onde participou da entrega da Medalha do Mérito Comercial do Amazonas 2025, da Fecomércio-AM. Na ocasião, o senador citou a ministra Marina Silva no momento em que relembrava a participação da chefe da pasta federal na Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI das ONGs, em novembro de 2023.
“A Marina esteve na CPI das ONGs, seis horas e dez minutos, imagina o que é tolerar a Marina por seis horas e dez minutos sem enforcá-la… A minha mulher que está ali, a Ana, mandava mensagem o tempo todo, né, me instigando, ‘jogando gasolina’ e no final ela me disse: ‘Se você tivesse 10% da paciência que teve com a Marina, a gente nunca brigava’“, disse.
Leia também: ‘Não entendo p* nenhuma de Zona Franca’, diz senador do AM
‘Tom de brincadeira’
Questionado pela CENARIUM sobre a declaração acerca da ministra Marina Silva, o senador Plínio Valério afirmou, via WhatsApp, que realmente havia falado, mas em “tom de brincadeira“.
Valério também se pronunciou sobre ter declarado, também no evento da Fecomércio-AM, que não entende “p* nenhuma da Zona Franca*, localizada em Manaus, no Estado amazonense. Quanto a isso, o parlamentar alegou: “Eu disse que não entendo de taxas e tributos“.
Repercussão
A declaração gerou repercussão, com manifestação de parlamentares e ativistas da luta contra a violência de gênero. Um desses parlamentares foi o deputado Chico Alencar (Psol/RJ) que publicou, na rede social X, uma crítica ao que chamou de fala “misógina e feminicida“.
“‘Imagina’ dedicar a vida ao meio ambiente e ser ofendida por defender a justiça ecossocial? A ministra Marina Silva merece respeito e admiração! A fala misógina – e feminicida – do senador Plínio Valério do PSDB-AM é um escárnio, criminosa! Todo nosso apoio à incansável Marina!“, disse o deputado.
O post Ministra Marina Silva compara senador Plínio Valério a psicopatas apareceu primeiro em Agência Cenarium.
Fonte: Agência Cenarium