spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Ministro Zanin decide pela legalidade de eleição de presidente da Aleam



Roberto Cidade é o atual presidente da Aleam até o dia 01 de fevereiro de 2029 (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

11 de março de 2025

MANAUS (AM) – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin arquivou, nesta terça-feira, 11, a ação que pedia o afastamento do deputado estadual Roberto Cidade (União) do comando da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A decisão ocorreu após julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ingressada pelo Partido Novo, que sustentava que a reeleição de Roberto Cidade para comandar a Casa Legislativa no biênio 2025-2026 era inconstitucional.

Veja a decisão na íntegra:

Na decisão, o magistrado cita que a jurisprudência do STF é de que a reeleição para o mesmo cargo só conta a partir de 7 de janeiro de 2021, quando o tribunal decidiu que a reeleição para de chefiar Casas Legislativas era inconstitucional. Roberto Cidade foi eleito pela primeira vez em 3 de dezembro de 2020. A partir desse entendimento, Zanin sustentou que o parlamentar amazonense se reelegeu apenas uma vez.

Roberto Cidade é presidente da Aleam (Divulgação)

A jurisprudência desta Suprema Corte é firme no sentido de que a revogação expressa ou tácita da norma impugnada, após o ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade, acarreta a perda superveniente do seu objeto […] Por isto, verifico estar prejudicada a presente ação direta de inconstitucionalidade e, por essa razão, julgo extinto o processo sem resolução do mérito“, diz trecho da decisão.

Entenda o caso:

O deputado estadual Roberto Cidade (União) foi reconduzido ao cargo de presidente da Aleam para o segundo biênio da atual legislatura. A solenidade de posse da nova Mesa Diretora foi realizada em 3 de fevereiro deste ano após ele ser reconduzido ao cargo.

O pedido da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi realizado pelo partido Novo, que questionou a mudança da constituição da casa pelos deputados estaduais da Amazonas e passou a permitir que Cidade fosse conduzido para um terceiro mandato.

O ministro Cristiano Zanin havia dado prazo para que Roberto Cidade prestasse esclarecimentos sobre o regimento que o reconduziu ao cargo e na última decisão, arquivou a ação contra o presidente da Aleam.

Leia mais: Respeito entre Poderes é destaque em discurso na abertura da Aleam
Editado por Izaías Godinho



Fonte: Agência Cenarium

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Trânsito barulhento pode elevar risco de diabetes? Entenda e saiba se proteger

O excesso de barulho na saúde vai além do desconforto auditivo. Estudos apontam que a exposição prolongada ao ruído do trânsito pode aumentar...

Colômbia divulga novas imagens de crianças sobreviventes de acidente de avião logo após serem encontradas

Os quatro irmãos passaram 40 dias perdidos na Floresta Amazônica. As autoridades da Colômbia divulgaram no domingo (11) imagens do momento em que as quatro crianças que...