GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
terça-feira, abril 29, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Moradores denunciam vazamento de óleo em ilha de Belém



Navio ancorado no Terminal Portuário de Outeiro é alvo de denúncias por moradores (Composição de Paulo Dutra/CENARIUM)

28 de abril de 2025

Fabyo Cruz – Da Cenarium

BELÉM (PA) – Um vazamento de petróleo no Terminal Portuário de Outeiro, na ilha de Caratateua, em Belém, provocou impacto direto em comunidades ribeirinhas da região na última terça-feira, 22. O terminal, que receberá navios de cruzeiro durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro deste ano, é agora foco de denúncias de pescadores e ambientalistas, que relatam contaminação das águas e prejuízos à pesca artesanal nas ilhas próximas.

De acordo com os denunciantes, o óleo foi despejado por um navio ancorado no porto. Imagens feitas por ribeirinhos mostram a água escurecida e instrumentos de pesca como os matapis cobertos por petróleo. Os matapis — armadilhas tradicionais feitas com fibra da palmeira Jupati, muito utilizadas na pesca de camarões — aparecem em vídeos e fotos impregnados pela substância.

A moradora da região Andreza Correa, que habita na ilha de Jutuba, afirmou à CENARIUM que a localidade e outras áreas insulares próximas de Outeiro foram afetadas, como as ilhas Paquetá, Nova e Cotijuba. Os moradores dizem que a mancha se espalhou rapidamente e começou a afetar a fauna aquática logo após o despejo.

Instrumentos de pesca sujos por petróleo (Reprodução/Arquivo pessoal)

Conforme os relatos, os impactos foram imediatos. Os pescadores não conseguem mais usar seus instrumentos de trabalho. Além dos matapis danificados, redes de pesca e cercas aquáticas também foram atingidas pelo óleo. O cheiro forte da substância tomou conta de áreas próximas à costa e há receio de contaminação mais profunda no solo e na água, o que pode prejudicar a biodiversidade por tempo indeterminado.

Matapi coberto por petróleo (Reprodução/Arquivo pessoal)

O ambientalista João do Clima, morador da ilha de Caratateua, disse à reportagem que a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Polícia Civil, foi acionada logo após a descoberta do vazamento. “Uma pessoa me informou iria uma equipe da perícia para saber os danos. E que a empresa deve ter uma licença ambiental. A gente ainda não sabe qual é essa licença ambiental, mas de acordo com a licença, quando acontecem esses casos de grande magnitude, existe um protocolo para a empresa agir. Mas não sei se essa licença existe, não sei qual é essa licença e qual o protocolo que eles vão seguir”, explicou.

O ambientalista também reforça que o episódio representa mais um capítulo de negligência ambiental em territórios periféricos da capital paraense. “A nossa ilha é ferida por um crime ambiental que escancara o descaso com os territórios insulares e com quem vive aqui. O vazamento de óleo não foi apenas uma mancha na água. Foi uma ameaça à saúde, à pesca, à dignidade”, disse.

Ambientalista João do Clima (Marx Vasconcelos/CENARIUM)

João conta que a população local é constantemente negligenciada diante de episódios que comprometem os ecossistemas locais e a economia das famílias ribeirinhas. “A dignidade de uma comunidade inteira foi atingida. A gente que somos os primeiros a sentir os impactos, somos os últimos a ser ouvidos. Claro que a gente exige responsabilização e reparação imediata, e acima de tudo respeito. A gente não vai aceitar silêncio nem invisibilidade. Aqueles que fizeram isso precisam se responsabilizar. E quanto mais dias se passam, mais a coisa fica pior”, afirma João.

Apesar da gravidade da situação, até o momento não houve manifestação oficial por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A CENARIUM entrou em contato com a pasta para saber que medidas estão sendo adotadas em resposta ao vazamento, assim como também solicitou nota à Demapa, da Polícia Civil, mas ainda não obteve retorno de ambas. A reportagem permanece à disposição para incluir os posicionamentos oficiais quando for encaminhado.

Leia mais: Com déficit em hotéis, Belém terá 6 mil leitos em navios na COP30
Editado por Adrisa De Góes



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Visão inédita dos nêutrons ajuda a entender ainda mais a composição da matéria

Após mais de 10 anos de estudos, cientistas liderados por Silvia Niccolai, diretora do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica, obtiveram uma visão inédita sobre a...

Viih Tube e Eliezer celebram 4º mês de Ravi com festa dos “Power Rangers”

Os influenciadores Viih Tube, 24, e Eliezer, 34, usaram as redes sociais, neste sábado (15), para mostrar detalhes do mesversário de 4 meses...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo