GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 15, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Moraes manda à PGR informações da defesa de Bolsonaro sobre convite de Trump

(FOLHAPRESS) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes enviou nesta terça-feira (14) à PGR (Procuradoria-Geral da República) as afirmações da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre convite para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos.

Agora, a PGR irá analisar o pedido de liberação do passaporte de Bolsonaro, retido pela Justiça, para avaliar se ele poderá acompanhar o evento, marcado para o próximo dia 20, em Washington.

Nesta segunda (13), a defesa do ex-presidente confirmou ao STF que o convite era verdadeiro, após o ministro exigir documentações que comprovassem a veracidade do convite.

O pedido de Moraes foi feito no sábado (11) após Bolsonaro pedir a liberação de seu passaporte e informar como comprovação do convite um e-mail enviado ao filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vindo de um endereço eletrônico não identificado e “sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado.”

Em documento datado da última quinta-feira (9), no qual pedia a liberação do passaporte para a viagem, a defesa de Bolsonaro afirmou que havia recebido em novembro convite formal, do Hispanic Inaugural Committe, para “participar do baile oficial de posse hispânico”, marcado para sábado (18).

O presidente eleito dos EUA Donald Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Em petição apresentada na segunda, os advogados do ex-presidente afirmaram que o endereço eletrônico citado primeiramente é um meio de comunicação formal usado pela equipe cerimonial do evento.

Em eventos inaugurais presidenciais nos Estados Unidos, é prática comum a adoção de domínios específicos e temporários criados justamente para o envio de convites e comunicações formais — via email–, o qual foi registrado exclusivamente para tal propósito”, afirmam os advogados.

Defesa de Bolsonaro alega que convite é oficial

resposta do ex-presidente enviada na segunda também incluiu imagens para demonstrar que o correio eletrônico recebido por Eduardo Bolsonaro é o oficial, usado pela equipe cerimonial.

De acordo com a defesa do ex-presidente, a Trump Vance Inaugural Committee, Inc. lidera a organização que planejará os eventos de celebração da posse de Trump e JD Vance como presidente e vice, como descrito no site https://t47inaugural.com .

Sobre o horário e programação do evento, a defesa cita o site e afirma que detalhes adicionais serão divulgados em breve, mas que as celebrações terão início no dia 18 e seguirão até o dia 21, com a posse ocorrendo na próxima segunda-feira, dia 20.

O passaporte de Bolsonaro está retido devido às investigações envolvendo o ex-presidente, como a trama golpista de 2022.

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Grupo Fundo de Quintal será a atração principal do Carnachoeira 2023

Serão cinco dias de folia, de 17 a 21 de fevereiro, com 24 atrações musicais – das tradicionais marchinhas à toada de boi bumbá - desfile de blocos carnavalescos, escolha da Rainha e Rei Mono

Mais de 20% dos eleitores de Manaus não votaram no segundo turno

Manaus encerrou o segundo turno das eleições municipais com uma taxa de abstenção acima de 20%, índice atribuído ao feriado pelo presidente do TRE-AM,...

TCE-AM recebe presidente e comitiva de técnicos do Tribunal Administrativo de Moçambique para troca de experiências

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recebeu, nos últimos quatro dias, uma comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique (TA-MZ), para uma...
spot_imgspot_img