GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Moraes nega pedido sobre prisão de Bolsonaro após PGR se manifestar


O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou nesta quarta-feira (2) um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu na ação que apura a tentativa de golpe de Estado.

A decisão ocorre após a Procuradoria-Geral da República defender o arquivamento. Conforme antecipou a coluna de Juliana Dal Piva, estava previsto que a PGR iria se posicionar contra o pedido de prisão de Bolsonaro.

De acordo com a coluna, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, não pretendia respaldar uma prisão preventiva do ex-presidente neste momento.

A notícia-crime foi apresentada pela vereadora de por Pernambuco Liana Cristina Cirne (PT) após Bolsonaro convocar um ato no Rio de Janeiro, em março, em apoio à anistia dos condenados pelo 8 de janeiro de 2023.

Moraes concorda com a PGR

Na decisão do ministro Alexandre de Moraes, ele concorda com todos os pontos da PGR. No documento, Gonet disse que a concessão de anistia é tema de lei ordinária, de atribuição do Congresso Nacional.

“A realização de manifestações pacíficas pela concessão do benefício não constitui ilícito penal, bem como não extrapola os limites da liberdade de expressão, que é consagrada constitucionalmente e balizada pelo binômio liberdade e responsabilidade”, escreveu.

A PGR citou que ação penal pública somente permite a deflagração do processo criminal por denúncia do Ministério Público.

“Os relatos dos noticiantes não contêm elementos informativos mínimos, que indiquem suficientemente a realidade de ilícito penal, justificadora da deflagração da pretendida investigação”, disse Gonet.



Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Stephen Hawking Deixou A Última Previsão De Quanto Tempo Resta Para A Terra

Em novembro de 2017, durante um evento anual em Pequim, Stephen Hawking fez uma declaração alarmante sobre o futuro do nosso planeta. Durante uma videoconferência, o...

Novas regras de Facebook e Instagram permitem postagens homofóbicas e machistas

A Meta, empresa que criou as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, reformulou sua abordagem para moderação nos Estados Unidos nesta terça-feira (7). Abandonou...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo