GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 2, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Morre Nana Caymmi, uma das maiores cantoras brasileiras, aos 84 anos


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Morreu nesta quinta-feira (1º) a cantora Nana Caymmi, um dos maiores nomes da música brasileira. Aos 84 anos, a artista estava internada desde agosto de 2024 na Clínica São José, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar uma arritmia cardíaca.

A causa da morte ainda não foi divulgada, mas seu estado de saúde já vinha inspirando cuidados há meses. Em fevereiro, seu irmão, o também músico Danilo Caymmi, revelou que Nana não estava “nada bem”, em razão de complicações relacionadas à obesidade.

Desde julho do ano passado, sua saúde vinha se deteriorando, levando a três internações. A última, em agosto, manteve a cantora hospitalizada até seus últimos dias. Nana completou 84 anos na última terça-feira (29) e recebeu homenagens de fãs e amigos.

Trajetória de Nana

Nascida Dinahir Tostes Caymmi, em 1941, no Rio de Janeiro, Nana era filha dos músicos Stella Maris e Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da música popular brasileira. Era também irmã dos músicos Dori e Danilo Caymmi.

Foi inspiração para a canção de ninar “Acalanto”, composta por seu pai, com versos como: “Boi, boi, boi, boi da cara preta / Pega essa menina que tem medo de careta”.

Ao longo da vida, Nana foi casada com artistas como Gilberto Gil e João Donato. Conhecida por sua personalidade forte e opiniões contundentes, disse em uma entrevista ao jornal O Globo, em 1973:

“Nana Caymmi é uma senhora neurótica. Venho de uma família de dois compositores e dois intérpretes que muito me orgulham, onde a música é mais nossa vida que nosso ganha-pão.”

Com uma carreira extensa, Nana transitou por diversos gêneros, como o bolero e a MPB do Clube da Esquina. Entre seus sucessos mais marcantes estão “Não Se Esqueça de Mim”, “Suave Veneno” e “Resposta ao Tempo”, canções que se eternizaram em sua voz marcante.

 



Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

‘Vi se afogando’, diz irmã de homem desaparecido em igarapé de Manaus

Joseane Feitosa e Josiel Feitosa; irmã viu homem se afogar depois de ser arrastado para igarapé (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM) ...

Com entrega de medalhas de honra, TCE-AM lançará Ouvidoria da Mulher nesta quinta-feira (4)

Em uma solenidade com homenagens às mulheres que reconhecidamente têm uma trajetória de luta em prol da garantia dos princípios fundamentais e da igualdade...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo